sexta-feira, 24 de maio de 2013

SALVE SANTA SARA KALI!! SALVE O POVO CIGANO!!

"....DIA 24 DE MAIO É DIA DE SANTA SARAH KALI.. E DOS CIGANOS ENCANTADOS..É UM DIA DE MUITA ENERGIA.. DE MUITA BELEZA E MAGIA.. JÁ.. DESDE HOJE O POVO CIGANO COMEÇA A SE PREPARAR PARA O GRANDE ENCONTRO NA FRANÇA.. ONDE ESTÁ A IMAGEM DE SANTA SARAH.. AONDE SÃO OFERECIDOS LENÇOS COMO SÍMBOLO DE SEU GRANDE MILAGRE E AONDE O POVO CIGANO SE REÚNE. E DO ASTRAL, SEGUEM AS CARRUAGENS PARA OS FESTEJOS...

AQUI NA TERRA O POVO CIGANO COMEÇA AS GRANDES CELEBRAÇÕES DA DATA DE SANTA SARAH KALI.. ESTA SEMANA É DIA 24 DE MAIO.. DIA DE SANTA SARAH KALI E DO POVO CIGANO.. SE PUDER OFEREÇA À ALGUÉM NECESSITADO UM MANTO, UM XALE, UM COBERTOR, UMA LUVA, UM GORRO.. EM HOMENAGEM À SANTA SARAH... AOS PERSEGUIDOS E EXCLUÍDOS... DISCRIMINADOS.. QUE SEMPRE FOI O POVO CIGANO.. SANTA SARAH KALI.. CONSIDERADA A PADROEIRA DOS CIGANOS...

A HISTÓRIA DE SANTA SARAH REMONTA AO INÍCIO DO CRISTIANISMO.. SARAH ERA UMA ESCRAVA EGÍPCIA DE PROPRIEDADE DE JOSÉ DE ARIMATÉIA.. AS QUATRO MULHERES FORAM COLOCADAS EM UM BARCO QUE FOI LANÇADO AO OCEANO, SEM REMOS E PROVISÃO... POR UM MILAGRE, APÓS 30 DIAS SEM RUMO, ELE APONTOU NA FRANÇA.. NA ILHA DE CAMARGUE.. HOJE A CIDADE DE SAINT-MARIES-DE-LA-MER... UM GRUPO DE CIGANOS QUE VIVIA POR ALI SOCORREU AS QUATRO MULHERES E EM TROCA LEVARAM AO GRUPO OS ENSINAMENTOS DE JESUS.. APÓS A PARTIDA DAS 3 MARIAS..

CONTA A HISTÓRIA QUE SARAH CONTINUOU COM OS CIGANOS... OUTRA VERSÃO DIZ QUE A EXISTÊNCIA DO MANTO É PORQUE QUANDO ELA MORREU FIZERAM UM MANTO DE OURO E A DEVOLVERAM AO MAR... E OUTRA VERSÃO QUE PARECE MAIS LÓGICA É QUE JOSÉ DE ARIMATÉIA..APÓS A ELEVAÇÃO DE JESUS.. ELE CONTINUOU DENTRO DO GRUPO CRISTÃO.. PROTEGENDO MARIA E OS DISCIPULOS DE JESUS.. ENTÃO ESTA VERSÃO DIZ QUE JOSÉ E AS TRÊS MARIAS FORAM PERSEGUIDOS PELOS ROMANOS E FUGIRAM ENTRANDO EM MAR BRAVIO... COM TEMPESTADDE... SARAH RECEBEU UMA VISÃO.. UMA REVELAÇÃO... UMA ORDEM DE JESUS PARA SALVAR SUA MÃE E OS CRISTÃOS QUE ESTAVAM NA EMBARCAÇÃO.. QUE TIRASSE SEU LENÇO E COLOCASSE NO MAR E ORDENASSE QUE O MAR SE ACALMASSE.. E ASSIM ACONTECEU.. OS CIGANOS DAQUELE LUGAR PRESENCIARAM O FATO E A DEVOÇÃO SE ESPALHOU..
ESTAMOS FALANDO DAS HISTÓRIAS DE SANTA SARAH KALI... DE ONDE VIERAM A DEVOÇÃO E A LIGAÇÃO COM O POVO CIGANO.. UMA DAS VERSÕES É QUE JOSÉ DE ARIMATÉIA E AS 3 MARIAS TIVERAM QUE FUGIR DOS ROMANOS E ADENTRARAM EM MAR BRAVIO EM DIA DE MUITA TEMPESTADE E SARAH RECEBEU UMA REVELAÇÃO DE JESUS PARA QUE OS SALVASSE. SARAH TEVE AQUELA REVELAÇÃO E FOI CAMINHANDO EM DIREÇÃO À ESTA CIDADE... SAINT-MARIES-DE-LA-MER... NO SUL DA FRANÇA.. E LÁ PRÓXIMO HAVIA UM ACAMPAMENTO CIGANO E ELES VIRAM QUE SARAH SE DIRIGIU AO MAR E ORDENOU QUE TIRASSE SEU LENÇO E COLOCASSE NO MA, PEDINDO QUE O MAR SE ACALMASSE E ISSO DE FATO ACONTECEU...FOI UM VERDADEIRO MILAGRE.. OS CIGANOS SENTIRAM QUE SARAH ERA ESPECIAL.. E DEPOIS DE SUA MORTE A REVERENCIARAM COMO SANTA.. A DEVOÇÃO SE ESPALHOU E SE PERPETUOU.. E O POVO CIGANO A CHEGAR NO BRASIL CONHECEU NOSSA SENHORA APARECIDA E A SINCRETIZARAM COMO SANTA SARAH... POR ISSO OCORREM OS FESTEJOS CIGANOS TANTO PARA SANTA SARAH EM 24 DE MAIO.. QUANTO EM 12 DE OUTUBRO.. DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA..
 
FAÇA UM MANTOZINHO PARA VOCÊ COLOCAR NA IMAGEM OU NA INTENÇÃO DELA.. OU DÊ UM LENÇO À ALGUÉM NECESSITADO... ENTÃO FAÇA O PEDIDO.. QUANDO O PEDIDO SE REALIZAR VOCÊ FAZ UM MANTO EM LOUVOR DE SANTA SARAH KALI.. NAS CORES AZUL, ROSA E AMARELO OURO.. QUE REPRESENTA SUA REALEZA E UMA DAS VERSÕES É QUE APÓS SANTA SARAH DESENCARNAR, O POVO CIGANO FEZ UM MANTO DE OURO E A ENVOLVEU E A DEVOLVEU AO MAR...

....... SOMOS PROTEGIDOS PELOS CIGANOS E POR SANTA SARAH KALI.. QUE ASSIM SEJA... QUE ASSIM SE FAÇA E QUE ASSIM SERÁ..."


Trecho do programa Conhecimento Superior, apresentado em 23 de Maio de 2012, por Mãe Marcia Pinho de Yemanjá e transmitido pela Radio Toques de Aruanda (www.radiotoquesdearuanda.com.br)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Olhos de cigana... olhos de criança

Ciganinha...
Com seus olhos de menina
Cativa com sua simpatia

Ciganinha...
Gosta de caminhar, correr, brincar
Enfeita-se como uma princesinha
E tem a nobreza de uma Deusa

Sua maiores armas
A doçura, o encanto, a inocência
E é, com certeza, uma grande guerreira

É uma menina...uma menina cigana
Que nos ajuda
A enxergar o mundo
Através de seus olhos

Ana Lucia d'Obaluaye


Hoje, às 19 horas, no Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê, Gira Especial com a Cigana Portuguesinha.
Maiores informações (011) 5058.7110 (loja Reino das Pérolas) ou através do email marcia.pinho@hotmail.com

sexta-feira, 10 de maio de 2013

ONG C.A.I.O - "Somente um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras" (São Francisco de Assis)


Queridos irmãos e amigos em 11.06.1998 meu filho Caio Fiuza de Andrade com 15 anos de idade desencarnou em um acidente de moto.

Dia 11 de junho de 2013, quando se completará 15 anos de seu desencarne lançaremos a ONG em sua homenagem.

Se puder esteja conosco no evento de lançamento da ONG C.A.I.O (Cultura, Arte, Informação e Organizãção).

A colaboração do convite é de $ 25,00 para suprirmos as despesas do lançamento, início e continuidade à nossos projetos sócio-culturais, educativos e de lazer junto à nossa comunidade.

Abrace essa idéia, venha fazer conosco.
 
Conheça nossas atividades que já encontram-se em andamento:
 
- Oficinas de "contadores de histórias/estórias": mitos africanos, indígenas e de todos os povos
- Grupo de Congada da Vovó Benedita e de São Benedito
- "Tarde entre Amigos": propiciando momentos de lazer e entretenimento ao público da "melhor idade"
- Oficinais culturais e ligadas à vários tipos de manifestações musicais: hip hop, percussão, canto e dança-afro, rock, etc... Ser e viver conscientemente!!
- Coral
- Grupo Cultural Tuim (grupo de teatro, enaltecendo a diversidade cultural, liberdade de expressão e a inclusão social - "Caridade também é Alegria")
- Grupos de Estudos e de Filosofia do bem- viver, movimento e saúde
- Fotografia, registrando momentos de amor, consciência e crítica
- Aprender a ler e a escrever à partir da  minha vivência
- Poesia e Saraus
 
Seja nosso parceiro! Sempre estamos abertos às suas idéias, sonhos e ideais!
Vamos sonhar fazendo e fazer sonhando!
Sempre grata
Mãe Marcia Pinho de Yemanjá
Grupo Yonuaruê e Federação Ycarai

FESTIVAL CIGANO - FESTA CIGANA - ALDEIA DO SULTÃO

 A Aldeia de Caridade Iemanjá e Cacique Sultão das Matas convida à todos a participarem da 13ª edição de sua FESTA CIGANA.

Uma festa cigana é sinônimo de muita alegria, fartura e prosperidade, atributos natos deste maravilhoso povo.

Será realizada no dia 26 de Maio (domingo) à partir das 11:00hs no Sítio Kosmos, localizado à Estrada dos Alvarengas, altura do nº 10019 (Condominio Parque Jandáia-São Bernardo do Campo-Próximo ao Clube Acampamento dos Engenheiros).

Maiores informações pelo telefone (11) 2758.6800







terça-feira, 7 de maio de 2013

Preto Velho na Cultura Brasileira e na Umbanda

 
Pai Antonio foi o primeiro preto-velho a se manifestar na Religião de Um­banda em seu médium Zélio Fer­nandino de Morais onde se esta­be­leceu a Tenda Nossa Senhora da Pie­dade. Assim, ele abriu esta “linha” pa­ra nossa religião, introduzindo o uso do cachimbo, guias e o culto aos Orixás.
O “Preto-velho” está ligado à cul­tura religiosa Afro Brasileira em geral e à Umbanda de forma especí­fica, pois den­tro da Religião Umban­dista este termo identifica um dos elementos for­madores de sua litur­gia, representa uma “linha de tra­balho”, uma “falange de espíritos”, to­do um grupo de mentores espi­ri­tuais que se apresentam como ne­gros anciões, ex-escravos, conhe­ce­­dores dos Orixás Africanos.
São trabalhadores da espiritua­lidade, com características próprias e cole­tivas, que valorizam o grupo em detri­mento do ego pessoal, ou seja, são simplesmente pretos e pretas velhas com Pai João e Vó Maria, por exem­plo.
Milha­res de Pais João e de Avós Maria, o que mostra um trabalho desper­sonalizado do elemento indivi­dual valorizando o elemento coletivo identificado pelo ter­mo genérico “preto-velho”. Muitos até dizem “nem tão preto e nem tão velho” ainda assim “preto velho fulano de tal”. A falta de informa­ção é a mãe do precon­ceito, e, no caso do “preto-ve­lho”, muitos que são leigos da cultura religiosa Umbandista ou de origem africana desconhecem valor do “preto-velho” dentro das mes­mas.
Preto é Cor e Ne­gro é Raça, logo o ter­mo “preto-velho” tor­na-se caracte­rís­tico e com sentido ape­nas dentro de um con­texto, já que fora de tal contexto o termo de uso amplo e irres­trito seria “Negro Vel­ho”, “Negro An­cião” ou ainda “Ne­gro de idade avan­çada” para iden­ti­fi­car o ho­mem da ra­ça ne­gra que encon­tra-se já na “terceira idade” (a melhor ida­de). Por conta disso alguns sentem-se des­con­for­táveis em utilizar um ter­mo que à primeira vista pode parecer des­respei­toso ao citar um amável senhor negro, já com suas madeixas bran­cas, cachimbo e sorriso fácil, por trás do olhar de homem sofri­do, que na humildade da subju­gação forçada e escrava encontrou a liberdade do espí­rito sobre a alma, através da sabedoria vinda da Mãe África, na figura de nossos Orixás, vindo de encontro à imagem e resignação de nosso senhor Jesus Cristo.
Alguns preferem chamá-los ape­nas de “Pais Velhos” o que é bonito ao ressaltar a paternidade, mas ao mesmo tempo oculta a raça que no caso é motivo de orgulho. São eles que sou­be­ram passar por uma vida de escravidão com honra e nobreza de caráter, mais um motivo de or­gulho em se auto-afirmar “nêgo véio” e ex-escravo; talvez as­sim se man­tenham para que nunca nos esque­çamos que em qualquer situa­ção temos ainda opor­tunidade de evo­luir. Quanto mais adver­sa maior a oportu­nidade de dar o testemunho de nos­sa fé.
O “preto-ve­lho” é um ícone da Umban­da, resu­min­do em si boa parte da filosofia um­ban­dista. Assim, os es­pí­ritos desen­car­­nados de ex-es­cravos se iden­ti­fi­cam e muitos ou­tros que não foram escra­vos, nesta con­dição, as­sim se apre­sentam tam­bém em home­nagem a eles, por tê-los como Mes­tres no astral.
No imaginário po­pular, por falta de informação ou por má fé de al­guns formadores de opinião, a ima­gem do “preto-velho” pode estar asso­ciada por alguns a uma visão preconceituosa, há ainda os que se assustam “com estas coisas” pois não sabem que a Um­banda é uma religião e como tal tem a única proposta de nos religar a Deus, mani­festando o espírito para a caridade e de­senvol­vendo o senti­mento de amor ao pró­ximo. Não existe uma Umbanda “boa” e uma Umbanda “ruim”, existe sim única e exclusi­vamente uma única Umbanda que faz o bem, caso con­trário não é Umbanda e assim é com os “Preto-velhos”, todos fazem o bem sem olhar a quem, caso con­trário não é de fato um “preto-velho”, pode ser alguém disfarçado de “velho-negro”, o “preto velho” tra­balha única e exclusivamente para a caridade es­piritual.
São espíritos que se apresentam des­ta forma e que sabem que em essência não temos raça nem cor, a cada encarnação, temos uma expe­riên­cia diferente. Os pretos velhos trazem consigo o “mistério ancião”, pois não bas­ta ter a forma de um velho, antes, precisam ser espíritos amadurecidos e reconhecidos como irmãos mais velhos na senda evo­lutiva.
Quanto menos valor se dá a for­ma, mais valor se dá à mensagem, e “preto-velho” fala devagar, bem bai­xinho; quando assim se pronun­cia, to­dos se aquietam para ouví-lo, parece-nos ouvir na língua Yorubá a pa­la­vra “Atotô”, saudação a Oba­luayê que quer dizer exatamente isso: “silêncio”.
Nas culturas antigas o “velho” era sempre respeitado e ouvido co­mo fonte viva do conhecimento an­ces­tral. Hoje ainda vemos este cos­tume nas culturas indígenas e ciga­nas. Algumas tradições religiosas man­têm esta postura frente o sacer­dote mais velho, trata-se de uma he­rança cultural religiosa tão antiga quan­to nossa memória ou nossa his­tória pode ir buscar, tão antigos também são alguns dos pretos velhos que se manifestam na Umbanda.
Muitos já estão fora do ciclo reen­carnacionista, estão libertos do karma, já desvendaram o manto da ilu­são da car­ne que nos cobre com paixões e ape­gos que inexora­vel­mente ficarão para trás no caminho evolutivo.
Por tudo isso e muito mais, no dia 13 de Maio, dia da libertação dos es­cravos eu os saúdo: “Salve os Pre­tos Velhos! Sal­ve as Pretas Velhas! Adorei as Almas! Sal­ve nosso Amado Pai Obaluayê, Atotô meu Pai! Salve nossa Amada Mãe Nanã Buroquê, Saluba Nana!”
 
 
Alexandre Cumino