quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Você sabia que Pai Antônio foi o primeiro preto-velho a se manifestar na Religião de Umbanda em seu médium Zélio Fernandino de Morais onde se estabeleceu a Tenda Nossa Senhora da Piedade??

Ter fé é importante. Mas, é importante conhecermos um pouco mais sobre nossa religião e a espiritualidade. 


Acompanhe o programa "Conhecimento Superior", transmitido pela Internet através da Rádio Toques de Aruanda, todas as quartas-feiras ás 22:00hs.

www.radiotoquesdearuanda.com.br

Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Você sabia que a dança traz benefícios à saúde física, mental e emocional??

Dançar é uma boa maneira para que pessoas de todas as idades se mantenham em forma. Além de ser divertido, dançar traz muitos benefícios positivos à saúde:

* Dançar é uma das formas de eliminar a monotonia de nossas vidas, o que realmente pode nos beneficiar em nossa saúde emocional, mental, física, ou seja, geral. Quando decidimos iniciar algum tipo de exercício, devemos considerar o nível de diversão que esse exercício pode nos proporcionar. E a dança é isso, diversão!

* Dançar é algo que diverte a praticamente todas as pessoas. Se você observar uma pessoa enquanto ela dança, com certeza verá um grande sorriso em seu rosto. Sorrir e rir enquanto se dança é absolutamente natural! Esse é um sinal de que estamos nos permitindo aproveitar a atividade. Diferente de outros exercícios (ou atividades), a dança não impõe barreiras de idade, assim, qualquer faixa etária e pode dançar e aproveitar dos benefícios desta atividade para a saúde.

*  A Dança também ajuda a melhorar a confiança. Cada vez que dominamos um novo passo da dança, experimentamos um ganho de confiança, além de um humor elevado. Esse aumento da confiança é refletido em todos os aspectos de nossa vida.

* Dança é uma atividade social. Desse modo, pesquisas demonstraram que os fortes laços sociais e a socialização com outras pessoas contribuem para uma melhora da autoestima e de atitudes positivas. Dançar proporciona muitas oportunidades de conhecer outras pessoas.

Quer mais justificativas? Conheça o Grupo de Congada da Vovó Benedita e de São Benedito, um lugar aonde a dança é para todos e por todos!


Próximo ensaio: 28 de Fevereiro das 17:00hs às 20:00hs 



Local: Rua Cel. Fawcett, nº 1178/1180 - Vila Moraes - São Paulo - SP (ônibus 4734-10 - Vila Moraes - saindo do metrô Saúde - Linha 1 Azul - mais ou menos 30 minutos - descer no terceiro ponto da Av. Cursino).

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O que significa a Quaresma para os cristãos??




A cruz marcada com cinzas na testa é para lembrar da pequenez do homem diante de Deus e da fé. E foi em busca dessa experiência que a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi procurada por fiéis ontem nas missas da Quarta-feira de Cinzas. Grande parte dos bancos da igreja estava ocupada quando, ao meio-dia, teve início a primeira celebração do dia.

Para os cristãos, a data marca o começo do período da Quaresma, que finda com a chegada da Páscoa, 40 dias depois. Durante a celebração na catedral, padre Clairton Alexandrino explicou que, “depois dos excessos do Carnaval, entramos no tempo de preparação para a grande festa da Páscoa, comemoração do grande mistério da morte e ressurreição de Jesus”. Nestes 40 dias, a preparação acontece por meio da oração, do jejum e da esmola, indicou o padre.

A Quaresma seria, assim, momento propício para aproximação ou reencontro com Deus. Para o sacerdote, é o “momento de dedicar mais tempo para a conversa com Deus, abrirmos nosso coração para uma relação de mais amizade com Ele”. Além da oração, o jejum costuma marcar o comportamento de parte dos fiéis. No entanto, ele deve ultrapassar o sentido de abstinência de alimentos ou hábitos e fazer o fiel se “abster de tudo aquilo que cria obstáculos para a relação com Deus e com o outro”, indicou o padre.

Margarida Barbosa, 71, foi pela primeira vez a uma Missa das Cinzas na catedral e explicou que a Quaresma é um tempo de reflexão e trabalho na comunidade da qual faz parte, na Paróquia de São Pio X, no bairro Panamericano.

Assim, se a Quaresma relembra o reencontro com Deus e com o outro, deveria ser aprendizado para todos os dias, ultrapassando a barreira temporal dos 40 dias e transformando as relações consigo, com a fé e com os outros.


texto extraído do site http://www.opovo.com.br

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bahia, África.... Grupo Yonuaruê!!

Excepcionalmente hoje, às 19:00hs, teremos Gira dos Baianos. Dona Maria Baiana e toda a corrente dos baianos do Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê estarão nos presenteando com sabedoria e a malemolência de todo o bom povo da Bahia.

Os atendimentos são totalmente gratuítos.

Lembramos que os atendimentos ao público serão suspensos em razão do Carnaval. Estaremos fechados do dia 12 de Fevereiro até dia 20 de Fevereiro. Voltaremos a nossas atividades no dia 21 de Fevereiro com o Grupinho Yonuaruê. 

Esperamos que todos tenham um ótimo Carnaval, com bom senso e com moderação!



Axé!!

"Baiano é um estado de espírito" - Jorge Amado

Durante minha caminhada como umbandista, tive a oportunidade de conhecer a amada linha dos
Baianos e suas entidades que representam toda a alegria e descontração de um povo que mesmo tendo uma vida sofrida e cheia de dificuldades quando encarnados, traz toda a esperança e fé em dias melhores, numa mensagem de positivismo, humildade e por vezes com muita braveza.

Por muitos anos e em muitas casas a linha dos Baianos não era aceita, pois havia o argumento que logo surgiriam outras linhas com nomes de estados, porém, o que se notou foi que mesmo entidades que num determinado momento que encarnaram em outros estados do norte e nordeste brasileiro, tendem a fazer parte desta linha de trabalho.

Um exemplo disso é o Sr. Zé Pelintra, que ao que tudo indica nasceu no estado de Alagoas e que geralmente vem na linha de trabalho dos Baianos.

Veja que, esta linha é uma linha de trabalho comum em São Paulo, enquanto em outros estados trabalha-se mais com a linha dos Malandros, em que também se tem a presença do Sr. Zé Pelintra.

A linha dos Baianos é excelente para atuar na quebra de demanda e atuam tanto na Direita como na Esquerda e, quando isso acontece, algumas casas denominam como sendo a “virada de Baianos”.

Baianos que conheci durante essa caminhada entre eles, Maria do Coco, Severino, Zé do Coco, Sr. Zé Pelintra ou o primeiro que tive contato que simplesmente denominava-se Baiano, entre outros, deram-me lições de vida impressionantes, como o senso de justiça, a humildade, a simplicidade, a fé e a alegria de viver mesmo com todas as dificuldades.

Mostraram-me que ter autoconfiança é extremamente importante, porém não deve ser confundido com auto-suficiência. Mostraram, ainda, que a fé deve ser pautada num momento de lucidez e não usada como muleta. E que a espiritualidade esta sempre atenta e alerta para ajudar aqueles que se ajudam.

Esta linha, boa de papo, boa de história, boa de ensinamentos e boa de trabalho, faz com que nossas giras fiquem alegres toda vez que eles nos brindam com sua presença.


SALVE O GRANDE CRUZEIRO DA BAHIA, MEU PAI!!!
SALVE MARIA BAIANA!!
SALVE NOSSO SENHOR DO BONFIM!!



texto do Sr. Jairo Pereira Jr. - 2009
Professor de Economia e Matemática

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Conhecimento Superior na Rádio Toques de Aruanda

Não perca hoje, às 22:00hs, o programa CONHECIMENTO SUPERIOR, apresentado por Mãe Marcia Pinho de Yemanjá. 

Acesse www.radiotoquesdearuanda.com.br




"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - Jesus Cristo

CARNAVAL É TEMPO DE ALEGRIA... GRATIDÃO, SER GRATO POR TUDO E POR TODOS. SINTA GRATIDÃO PELA VIDA, PELAS MILHARES DE BENÇÃOS QUE VOCÊ TEM.

TUDO TEM O TEMPO CERTO PARA ACONTECER. A LEI DA ATRAÇÃO É UMA LEI NATURAL COMO A LEI DA GRAVIDADE. A ESSÊNCIA DE TUDO QUE PAIRA EM NOSSO MENTAL E EMOCIONAL... PARA ENTENDER MELHOR ESTA LEI, IMAGINE QUE VOCÊ É UM IMÃ... O QUE VOCÊ PENSA E SENTE... VOCÊ ATRAI, AMOR, PROSPERIDADE... NÃO EXISTE RECEITA PRONTA.

DEVEMOS CRIAR UM ELO ENERGÉTICO COM ESSAS FORÇAS.. NÃO É FEITIÇO NEM MIRONGA QUE VOCÊ FAZ E PRONTO. SE VOCÊ TEM DISCIPLINA, FÉ E PERSISTÊNCIA, VOCÊ CRIA UM CENTRO DE ENERGIA INCRÍVEL.  UMA MIRONGA TOTALMENTE SUA,COLOCANDO DENTRO DELA TESTEMUNHOS E OBJETOS QUE SIMBOLIZAM SEU DESEJO.

PARA VOCÊ SER FELIZ,  VOCÊ DEVE TER AMOR, SAÚDE, PROSPERIDADE E PROTEÇÃO. VOCÊ VAI VER QUE SE TIVER PERSEVERANÇA, TERÁ ESTES 4 FATORES.

AS PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS PARA O ÊXITO DE UMA SIMPATIA SÃO: FÉ PERSISTÊNCIA, MERECIMENTO E NECESSIDADES. NO SILENCIO DE UMA ORAÇÃO OU DE UMA MEDITAÇÃO, ESTAMOS EM COMUNHÃO COM O CONHECIMENTO SUPERIOR, NOS ENCHENDO DA SABEDORIA E PODER DIVINO.


Mãe Marcia Pinho de Yemanjá - 15/02/2012

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hoje tem festa no mar! Odoyá Yemanjá!

O sincretismo foi apenas o modo pelo qual índios e africanos, reduzidos à escravidão, buscaram entender, a partir de referências de suas próprias culturas, uma fé que lhes foi imposta na violência da colonização. 

Daí ser Nossa Senhora – dos Navegantes, da Conceição, das Candeias – identificada às Iabás dos cultos nagô, em especial Oxum e Iemanjá. São identificações que variam, dependendo das circunstâncias locais e distintas tradições que produziram a fusão dessas imagens. 

Mas um mesmo imaginário de longa duração histórica aproxima dessas divindades representações arcaicas da Virgem, associada à água de lagos, rios, mar, ao brilho do sol ou ao clarão da Lua Cheia, na figura da Senhora rodeada de luz ou coroada de estrelas. 

Esta é a imagem da Iemanjá saída das águas, longos cabelos negros, túnica que revela um corpo sensual e, ainda assim, semelhante à Nossa Senhora das Graças, em suas suaves feições de mulher branca, mãos espalmadas a derramar raios de luz, bênção de estrelas. Um sincretismo que se acentua em outra versão das religiões de matriz africana, a Umbanda, que já nasce da intenção de produzir fusões – afro, católicas, kardecistas – em uma religiosidade propriamente brasileira. 

Iemanjá-sereia é também a Mãe d’Água ou a Yara das lendas da Amazônia. Inaê, como também é chamada, provavelmente reflete a imagem de uma cabocla do rio, e Janaína, outro nome seu, dispensaria etimologias africanas, referindo-se a um imaginário ibérico de Anjanas, da Cantábria, e Janas, portuguesas, pequenas fadas dos rios ou dos bosques transformadas em Dona Janaína.

Tantas imagens… Uma só ou muitas Iemanjás? Em Cuba, onde a devoção a Iemayá é tão popular quanto no Brasil, Lydia Cabrera esclarece que, havendo um só orixá, há, porém, múltiplos caminhos que revelam seus aspectos. Seus nomes falam de sutis qualidades das águas ou dos lugares onde elas se encontram, onda que avulta na tempestade, água escura de loca em fundo de mar, espelho d’água sereno de lagoa da floresta ou delicada espuma que se desmancha na praia. 

Sobre essas figuras se contarão mitos de um tempo em que os orixás transitavam entre Aiê e Orum, como ainda fazem quando os atabaques os chamam para dançar entre os mortais. E Iemanjá é divindade muito antiga nesse tempo da criação. 

Conta-se que, nos primórdios do mundo, ela gerou dez filhos que receberam nomes simbólicos e se tornaram orixás: Oxumaré, o arco-íris, aquele que se desloca com a chuva e retém o fogo em seus punhos; Xangô, o trovão, aquele que se destaca com a chuva e revela seus segredos… Assim também se multiplicaram as feições de Iemanjá; Yemowô, mulher de Oxalá; velha Assobá a fiar seu algodão; Iyá Ori, “mãe da cabeça do mundo”; Iyamassê, mãe de Xangô; Olossa, lagoa africana ou, na Bahia, a do Abaeté; Iemanjá Ogunté, esposa guerreira de Ogum Alagbedé; voluntariosa Assessu, mãe de Exu; jovem Assobá a fiar seu algodão; ou ainda, tal como Oxum Opará, a senhora de duas águas, onde o rio encontra o mar.


trecho do artigo de Maria Lucia Montes - www.brasileiros.com.br

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Iemanjá ganha o poder de cuidar de todas as cabeças

Olodumaré fez o mundo e repartiu entre os orixás vários poderes, dando a cada um reino para cuidar.

A Exú deu o poder da comunicação e a posse das encruzilhadas.

A Ogum o poder de forjar os utensílios para agricultura e o domínio de todos os caminhos. A Oxóssi o poder sobre a caça e a fartura. A Obaluaê o poder de controlar as doenças de pele. Oxumaré seria o arco-íris, embelezaria a terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos agricultores. Xangô recebeu o poder da justiça e sobre os trovões. Oyá reinaria sobre os mortos e teria poder sobre os raios. Ewá controlaria a subida dos mortos para o orum, bem como reinaria sobre os cemitérios. Oxum seria a divindade da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e ódio. Nanã recebeu a dádiva, por sua idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de todos os mortais; nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam recebidos.

Alem disso do seu reino sairia a lama da qual Oxalá modelaria os mortais, pois Odudua já havia criado o mundo. Todo o processo de criação terminou com o poder de Oxaguiãn que inventou a cultura material.

Para Iemanjá, Olodumare destinou os cuidados da casa de Oxalá, assim como a criação dos filhos e de todos os afazeres domésticos. Iemanjá trabalhava e reclamava de sua condição de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como escrava.

Durante muito tempo Iemanjá reclamou dessa condição e tanto falou, nos ouvidos de Oxalá, que este enlouqueceu. O ori (cabeça) de Oxalá não suportou os reclamos de Iemanjá. Oxalá ficou enfermo, Iemanjá deu-se conta do mal que fizera ao marido e, em poucos dias curou Oxalá. Oxalá agradecido foi a Olodumare pedir para que deixasse a Iemanjá o poder de cuidar de todas as cabeças.

Desde então Iemanjá recebe oferendas e é homenageada quando se faz o bori (ritual propiciatório à cabeça) e demais ritos à cabeça.