terça-feira, 26 de maio de 2015

Conheça um pouquinho mais sobre a história do povo cigano....


Quando se ouve falar em campos de concentração nazistas, pensa-se logo em judeus sendo martirizados, em Auschwiss, Dachau e outros campos.

Isso porque os arautos do Sionismo, além de cuidar para que aquela barbárie não seja esquecida, apresentam-na de um tal modo que parece ter sido apenas o "povo eleito" o alvo da sanha hitlerista.

Mas houve outras vítimas. E, dentre elas, os ciganos.

Desde 1933, a imprensa nazista começou a acentuar que os ciganos e os judeus eram raças estrangeiras, inferiores, e que teriam contaminado a Europa como um corpo estranho. Valendo-se de uma desconfiança histórica em relação aos ciganos, foi possivel justificar um conjunto de medidas duras contra esse povo, inclusive uma política de extermínio.

O primeiro grito de alarme oficial para o mundo cigano se fez ouvir a 17 de outubro de 1939, quando Heydrich (1), proibiu-os de abandonar seus acampamentos e iniciou sua transferência para a Polônia. A maioria dos transferidos acabou no campo de Dachau, enquadrada como "elementos associais".

Em novembro de 1941 ecoou na Europa o slogan: "Depois dos judeus, os ciganos!" e, em 24 de dezembro de 1941, uma ordem reservada a todas as SS, afirmava que os ciganos eram duplamente perigosos, tanto pelas doenças de que são portadores como pela sua deficiência mental. A ordem concluia que os ciganos deveriam ser tratados com o mesmo rigor aplicado aos judeus.

Em um boletim policial, datado de 25 de agosto de 1942, lê-se, entre outras coisas relativas aos ciganos, que " é pois indispensável exterminar esse bando integralmente, sem hesitar."

Mas desde 1941, quando se criaram os Einsatzgruppen (pelotões de execução), as deportações e extermínio de ciganos já estavam sendo praticadas. Em outubro de 1941, chegaram a Lodz (Polônia), 5 mil ciganos, entre os quais mais de 2.600 crianças. Foram todos internados por grupos de famílias. Os testemunhos nos dizem que as janelas das barracas estavam quebradas, enquanto o inverno era extremamente duro. No campo não havia medidas higiênicas, nem assistência médica. Duas semanas depois de sua chegada, irrompeu uma epidemia de tifo, que matou mais de 6oo adultos e crianças. Entre março e abril de 1942, os sobreviventes foram deportados para Chelmo, e ali assassinados nas câmaras de gás.

Desde então, até 1945, multiplicam-se os testemunhos: massacres coletivos, mortes individuais, tortura de todo o tipo, experimentos químicos e médicos dos mais cruéis. E todas essas crueldades ocorriam nos diversos campos de concentração: Auschwitz, Birkenau, Mauthausen, Rabensbruch, Buchenwald, Chelmo, Lodz, Dachau, Lackenbach e Sachsenhausen.

Para Auschwitz foram enviados ciganos de toda a parte, até soldados alemães em licença da frente militar, alguns deles condecorados por bravura em combate, cujo único delito era terem "sangue cigano" nas veias.

Particularmente impressionantes são os depoimento sobre a transferência de crianças do campo de Buchenwald para o de Auschwitz. Eram crianças ciganas da Boêmia, dos Cárpatos, da Croácia, do Nordeste da França, da Polônia meridional e da Rutênia.

Bárbara Richter, menina cigana, assim depõe:

"Até os prisioneiros mais afeitos a esses horrores sentiram enorme tristeza quando perceberam que os SS iam tirar um por um os pequenos judeus e ciganos, reunindo-os em um só rebanho. Os meninos choravam e gritavam, tentavam freneticamente voltar para os braços dos pais ou dos protetores que tinham encontrado entre os prisioneiros, mas envolvidos por um círculo de fuzis e metralhadoras, foram levados para fora do campo e enviado para Auschwitz, onde morreriam nas câmaras de gás."

Devido aos maus tratos e péssimas condições sanitárias, "a pele das crianças se enchia de feridas infecciosas. Elas sofriam de estomatite cancrenosa... parecia lepra...seus corpinhos iam se desfazendo, bocas espantosas se abriam nas faces, e lá dentro se podia observar a lenta putrefação da carne viva."

Só em Auschwitz, os ciganos regularmente matriculados foram 20.933, incluindo 360 crianças nascidas no campo de concentração, e que viveram o bastante para receberem número de matrícula. A estes se devem somar mais de 1.700 ciganos mandados para a câmara de gás, assim que chegaram, em março de 1943, e que nem tinham recebido ainda o número de matrícula. Em um único dia (29 de maio de 1943), 102 ciganos foram arrastados para fora de suas instalações e levados para a câmara de gás.

Esses testemunhos narram também a matança de quatro mil ciganos, no começo de agosto de 1944:
"A sirena anunciou um princípio de um rigoroso toque de recolher. Os caminhões chegaram por volta das 20 h. Os ciganos tinham previsto o que estava para acontecer, mas os alemães fizeram de tudo para confundir as idéias: ao saírem dos acampamentos, os ciganos recebiam uma ração de pão e salame, e muitos assim acreditaram que se trataria simplesmente de transferência para outro campo. Então, um pelotão das SS, armado e auxiliados por cães, irrompeu no acampamento e lançou-se contra mulheres, crianças e anciãos. Um garoto tcheco, suplicou aos gritos: ´Eu lhe peço, senhor SS, me deixe viver!`. A única resposta que teve foram os golpes de cassetete. Por fim, foram todos jogados, em montes, no caminhão e levados ao crematório. " (Kraus e Kulka).

"Houve cenas de cortar o coração: mulheres e crianças se ajoelharam diante de Mengele (2) e Borger (3), gritando: ´Piedade! Tenha piedade de nós!´ Em vão. Foram abatidas a coronhadas, pisadas, arrastadas ao caminhão, levadas à força. Foi uma noite horrível, alucinante. Na carroceria foram jogados os que também já tinham morrido sob os golpes da clava . Os caminhões chegaram ao bloco dos órgãos por volta de 22h30min e ao isolamento por volta de 23hs. Os SS e quatro prisioneiros levaram para fora os enfermos, mas também 25 mulheres em perfeita saúde, isoladas com os respectivos filhos" (Aldesberger, p.112-13).

"Por volta de 23hs chegaram outros caminhões diante do hospital, num só caminhão colocaram cerca de 50 a 60 presos e foi assim que chegaram até a câmara de gás. Ouvi os gritos até altas horas da madrugada, e compreendi que alguns tentavam opor resistência. Os ciganos protestavam, gritando e lutando até a madrugada... Tentavam vender a vida a um alto preço". (Dromonski, no processo por Auscwitz).

"Depois, Gober e outros percorreram os quartos um por um tirando dali as crianças que tinham se escondido. Os menores foram arrastados até os pés de Boger, que os agarrava pela perna e os jogava contra a parede...Vi esse gesto se repetindo-se umas cinco, seis e sete vezes" (Langhein).

As estimativas mais próximas falam em meio milhão de ciganos mortos, mas sabe-se que esses dados são inferiores às cifras reais, pois muitos foram mortos antes mesmo de serem matriculados.

Em seu livro "Alemanha e Genocídio", o historiador Joseph Billig distingue três tipos de genocídio: por eliminação da capacidade de procriar, por deportação e por extermínio. No hospital de Dusseldorf-Lierenfeld foram esterilizadas ciganas casadas com não-ciganos, algumas das quais morreram por estarem grávidas. Em Ravensbruck os médicos da SS esterilizaram 120 meninas ciganas. Um exemplo do segundo tipo de genocídio foi a deportação de 5 mil ciganos da Alemanha para o gueto de Lodz, na Polônia. As condições de vida eram ali tão desumanas que ninguém sobreviveu.

Povo antigo, porém prolífico e cheio de vitalidade, os ciganos tentaram resistir à morte, mas a crueldade e o poderio de seus inimigos prevaleceram à sua coragem. O amor à música serviu-lhes por vezes de consolo no martírio. Famintos e cobertos de piolhos, eles se juntavam diante dos hediondos barracões de Auschwitz para tocar música, encorajando as crianças a dançar.

Há testemunhas da coragem dos ciganos que militaram na Resistência polonesa, na região de Nieswiez. Segundo elas, os combatentes ciganos se lançavam sobre o inimigo fortemente armado empunhando apenas uma faca.

Como diz Myriam Novitch, diretora do Museu dos Combatentes dos Guetos, "são decorridos muitos anos desde o genocídio dos ciganos. Já é tempo de denunciar esse crime abominável."

TEXTO retirado de:
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/holocausto-cigano 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Nos protejam das injustiças do mundo....

O PRETO-VELHO ESTÁ LIGADO À CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM GERAL E À UMBANDA DE FORMA ESPECÍFICA, POIS O PRETO-VELHO É QUEM TRAZ PARA A UMBANDA A LINHA AFRICANA, QUE FORMA SUA LITURGIA.. A LINHA AFRICANA É UMA FALANGE DE ESPÍRITOS QUE SE APRESENTAM COMO NEGRAS E NEGROS ANCIÃOS. SÃO TRABALHADORES DA ESPIRITUALIDADE COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E COLETIVAS, QUE VALORIZAM O GRUPO EM DETRIMENTO DO EGO PESSOAL, OU SEJA, SÃO SIMPLESMENTE PRETOS E PRETAS-VELHAS COMO PAI JOÃO E VÓ MARIA.. EXISTEM MILHARES COM ESTE MESMO NOME. NÓS SABEMOS QUE PRETO É COR E NEGRO É RAÇA... PODERÍAMOS DIZER NEGRO VELHO, NEGRA VELHA, NEGRO DA MELHOR IDADE... MAS OS PRETOS-VELHOS ATÉ BRINCAM... QUE ELES NEM SÃO TÃO PRETOS E NEM TÃO VELHOS..

 ALGUNS SÃO MAIS LENTOS, OUTROS MAIS RAPIDINHOS, UM PÕE A MÃO PARA TRÁS AO ANDAR, UNS SÃO MAIS SÉRIOS, UNS MAIS BONACHÕES, UM MAIS RISONHOS... CADA ESPÍRITO TEM A SUA PARTICULARIDADE, MAS A LINHA DOS PRETOS-VELHOS RESUME E TRAZ TODA A FILOSOFIA UMBANDISTA... A HUMILDADE, A FÉ, A PACIÊNCIA, A RESIGNAÇÃO, A ESPERANÇA, A CARIDADE... E ELES TEM A MISSÃO DE NOS RELIGAR A DEUS, SEMPRE SÃO ESSES CONSELHOS... PARA QUE A GENTE VÁ SE TRANSFORMANDO E MELHORANDO... PARA QUE A GENTE CONSIGA ESSA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL, ESSA EVOLUÇÃO...  ASSIM COMO CRISTO, ELES TAMBÉM SOFRERAM E FORAM PERSEGUIDOS... SOFRERAM HUMILHAÇÕES, MAS TIVERAM FÉ, PACIÊNCIA E ESPERANÇA.. CONSEGUIRAM RESISTIR COM SUA CULTURA E TRADIÇÕES E HOJE TEM A MISSÃO DE SEREM GUIAS ESPIRITUAIS... SÃO OS EXEMPLOS E O ESPELHO QUE DEVEMOS MIRAR  NA HORA QUE ESTAMOS PASSANDO POR DIFICULDADE E DESAFIOS... OS PRETOS-VELHOS TRAZEM ESTA TERNURA.

OS PRETOS-VELHOS E CABOCLOS REPRESENTAM A UMBANDA.. PODEMOS VER O SÍMBOLO DA MÃO NEGRA COM A MÃO VERMELHA DO ÍNDIO SE APERTANDO... A FORMA MAIS VELHA... OS PRETOS-VELHOS REPRESENTAM A SABEDORIA, OS JOVENS E SEU DINAMISMO... REPRESENTADOS PELOS CABOCLOS E A FORMA DA PUREZA É REPRESENTADA PELAS CRIANÇAS... AS CRIANÇAS REPRESENTAM A RAÇA BRANCA, OS PRETOS-VELHOS.. A RAÇA NEGRA E OS ÍNDIOS.. A RAÇA VERMELHA, FAZENDO O TRIÂNGULO PERFEITO. ELES REPRESENTAM A UMBANDA E FAZEM O BEM SEM OLHAR À QUEM.



Mãe Marcia Pinho de Yemanjá - 09/05/2012