quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Consub promove "Encontros Interreligiosos"

Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê - 26/08/2009

Presidente Nacional: Mãe Marcia Pinho de Yemanjá;
Coordenadora do Estado de São Paulo: Mãe Nazaré Doria;
Diretores Administrativos: Pai Rogério e Mãe Eliane;
Conselheiros: Pai Marcelo, Mãe Iberecy, Marlene Deon, Zacharias e Rogerinho.






segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CONSUB E A CULTURA DE PAZ!





TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS ATRAVÉS DE MEIOS PACÍFICOS!

A boa solução para um conflito é aquela que faz uma ponte entre os objetivos legítimos das partes envolvidas

Dificilmente podemos fazer com que os conflitos sejam “ resolvidos” no sentido de desaparecerem totalmente!

Mas podem e devem ser “transformados”, criando condições para lidar com eles, sem violência verbal nem física.

“TRANSCENDER” UM CONFLITO SIGNIFICA IR ALÉM DELE E ISTO UM SACERDOTE DEVE ENSINAR E DAR O EXEMPLO, DEVE SER UM MEDIADOR EXPERIENTE E PROFUNDO COM CULTURA PROFUNDA, COMPORTAMENTO PROFUNDO E ESTRUTURA PROFUNDA, TENDO CRIATIVIDADE, DIÁLOGO E PODER DE NEGOCIAÇÃO.

Ter sempre uma visão geral de tudo o que acontece na Religião e no Mundo. Estar inteirado de tudo e ampliar sua visão, admirar o diferente, ter uma pedagogia da paz pois o sacerdote ensina seus seguidores, de forma ética, positiva para o futuro, transformando adversidades em oportunidades de crescimento, amadurecimento e fortalecimento.

Os Sacerdotes usando do dom da empatia devem ser modestos de flexibilidade, reversibilidade, diálogo e co-responsabilidade com tudo e todos.

Trabalharmos pela igualdade de gênero (relação social entre mulheres e homens) pois não fazemos distinção entre sacerdotes e sacerdotizas, trabalhadores e trabalhadoras.

Nossa missão é capacitar e formar multiplicadores através de projetos, diálogos, palestras, seminários, campanhas de conscientização, arte-cidadania e tradição oral, cultura digital e conhecimentos livres, ativismo e formação política.

Através dos encontros do CONSUB, recolhermos as histórias e experiências de nossos sacerdotes e sua comunidade e realçarmos a importância de cada um e da união de todos por meio de apresentações culturais, exposições de seu livre pensamento e giras de bênçãos e confraternizações.

Vivemos em um tempo de desencanto. O distanciamento da nossa ancestralidade, de nossa origem, somos bombardeados de informação e estas reuniões, encontros, fortalece nossas raízes, nossa identidade, nosso orgulho de sermos umbandistas e a partir das relações humanas, a vida pode ser redimensionada sob um novo olhar; um olhar ampliado.

É necessário fazermos a passagem da cultura do TER para a cultura do SER; construir novos diálogos, compartilhar sabares e semear o encantamento.

As histórias afetivas, memórias e toda sorte de conhecimentos importantíssimos que não são ditos, tampouco transmitidos pela educação formal.

Expandir nossa visão sobre a natureza humana, sobre as diversas escolas umbandistas, seus símbolos, diferenças rituais, por meio da convivência, vivenciando junto.

Estabelecer o diálogo com a ciência, com outras religiões, outros saberes é NOSSA CONQUISTA!

E DAÍ A MOTIVAÇÃO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES EM SUAS COMUNIDADES E DESTAS ENTRE SI

ESTE É O ANSEIO DE TODOS QUE FAZEM PARTE DO CONSUB

UM ÓRGÃO DE INICIATIVAS E VONTADES CRIADORAS! SEMPRE!

O CONSUB É UM PONTO DE COLABORAÇÃO! TROCAR CONHECIMENTOS E ASSIM NOS AJUDAR MUTUAMENTE!

(texto extraído do discurso da Presidente Mãe Marcia Pinho na posse do CONSUB - Região Serrana)