quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Oxaguian

Nasceu dentro de uma concha de caramujo. Não tinha mãe. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso perambulava pelo mundo, sem sentido nem rumo.
Um dia encontrou Ori numa estrada e este lhe deu uma cabeça feita de inhame pilado. Apesar de feliz com sua nova cabeça branca, ela esquentava muito e quando esquentava Oxaguian criava mais conflitos. E sofria muito.
Um dia encontrou a morte (Iku), que lhe ofereceu uma cabeça fria. Apesar do medo que sentia, o calor era insuportavel e ele acabou aceitando a cabeça preta que a morte lhe deu. Mas essa cabeça era dolorida e fria demais. Oxaguian ficou triste, porque a morte com sua frieza estava o tempo todo com o Orixá.
Então Ogum apareceu e deu sua espada para Oxaguian, que espantou Iku. Ogum também tentou arrancar a cabeça preta de cima da branca, mas tanto apertou que as duas se fundiram e Oxaguian ficou com a cabeça azul, agora equilibrada e sem problemas.
A partir deste dia ele e Ogum andam juntos transformando o mundo. Oxaguian depositando o conflito de ideias e valores que mudam o mundo e Ogum fornecendo os meios para a transformação, seja a tecnologia ou a guerra.

Epá Babá!


extraído do site http://omidewa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário