domingo, 22 de maio de 2016

Dia 13 de Junho é dia de Santo Antonio!

O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, numa família nobre e rica. Educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Nesse tempo, a fama de Francisco de Assis já percorria Portugal.

Em 1220, a chegada a Coimbra das relíquias de cinco mártires franciscanos mortos no Marrocos levou o jovem a entrar para a ordem dos franciscanos. Ele adotou o nome de Antônio e partiu para o Marrocos. Contudo, mal chegou ao país, ficou doente e teve que retornar a Europa.

Desejoso de conhecer Francisco de Assis foi à Itália. Depois do encontro, foi designado para lecionar teologia aos frades de Bolonha e com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas nele não permaneceu, pois sua vontade era pregar pelas vilas e cidades, atendendo aos necessitados. Assim percorreu várias regiões da Itália e do sul da França.

Antônio morreu em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Ele foi canonizado no ano seguinte pelo papa Gregório IX.

São milhares os relatos de milagres, como a pregação aos peixes, e graças alcançadas rogando seu nome. Padroeiro de Pádua e de Lisboa, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Na arte ele é representado como um jovem cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus (um dos milagres que teriam ocorido com Antônio).

No entanto, essa imagem quase efeminada não lhe faz justiça: Antônio era um homem forte e destemido, implacável contra os opressores dos fracos e contra o clero que não vivia de acordo com as regras.

Grande parte dos sermões de Santo Antônio foi preservada, o que, associado à sua reputação de grande erudito em assuntos bíblicos, fez com que a Igreja católica o incluísse entre seus doutores.

domingo, 15 de maio de 2016

Sou Cigano! Sou Brasileiro! Não sou Trapaçeiro!




Os ciganos do Brasil enfrentam discriminação, principalmente no que se refere ao acesso à educação. O alerta foi feito por Rita Izsák, relatora especial sobre o Direito de Minorias da Organização das Nações Unidas (ONU), que critica a situação em acampamentos do País. “Muitos não têm eletricidade, água potável e saneamento, apesar de famílias viverem ali por mais de 20 anos”, diz a entidade em relatório oficial.

Segundo a ONU, cerca de 500 mil ciganos vivem no Brasil, mas o próprio governo admite que os dados sobre essa parcela da população são “incipientes”. Uma das únicas referências é a da Associação Internacional Maylê Sara Kali (AMSK), que analisou os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constatou que existem no Brasil 291 municípios com acampamentos ciganos, em 21 Estados. As maiores concentrações estão em Minas Gerais (58), Bahia (53) e Goiás (38). Desses 291 municípios, 40 afirmaram desenvolver políticas públicas para povos ciganos.

De acordo com o levantamento divulgado pelo Comitê de Direitos Humanos e pelo Comitê de Eliminação da Discriminação Racial da ONU, há uma generalização dos casos de discriminação, “incluindo casos de racismo e da não aplicação da lei nacional correspondente, nos casos em que as vítimas são ciganas”.

Outra preocupação apontada pelo relatório é a dificuldade de acesso à escola e a alta taxa de analfabetismo. “O preconceito é um obstáculo para o ingresso em escolas públicas”, indicou o informe. A ONU destaca ainda que, nos últimos dez anos, pouco mudou a situação dessa população no que se refere à educação, apesar de iniciativas pontuais de governo.

Testemunho

“As pessoas só querem saber de amores e de morte”, conta a cigana e vidente Simone Bulhões, de 32 anos. Ela lê as mãos de quem passa na Sé e no Brás, na região central de São Paulo, a troco “do que podem pagar”.

Mora com o marido, que trabalha como camelô, e duas filhas, uma de 6 e outra de 13 anos. Dividem um barraco colorido, com cortinas azuis na entrada, tapetes e decoração por toda a parte, em um terreno invadido há mais de 20 anos em Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo. O acampamento é da etnia Calon, a que tem mais representantes no País.

Com o dinheiro que recebem, pagam água e luz, ambos puxados em forma de “gato” de um comércio próximo. Pelo “empréstimo” dos insumos, pagam R$ 100 por mês. Fios elétricos e longas mangueiras são comuns não só no barraco de Simone, mas nos de toda a comunidade. A estrutura dos barracos do acampamento é precária: não há saneamento básico no local e todas as instalações são improvisadas. O mato é alto em todo o terreno e, quando chove, formam-se poças dágua em todo o perímetro do local. E banheiro? “A gente faz no mato mesmo”, revelou Simone.

Tradições

“Cigano é que nem polícia, todo mundo tem medo”, disse a dona de casa Rosimar Moreira, de 35 anos. A filha mais velha, Lindaiara, de 17, deixou os livros, analfabeta como a mãe. A jovem engravidou de um rapaz da comunidade, de 18 anos. Casou-se e agora moram no barraco ao lado do da mãe. O enlace foi combinado antes mesmo de os noivos terem se conhecido. “Descubro o marido depois que casei. É da nossa tradição”, contou.

Algumas tradições não se perdem. Simone, assim como as filhas, veste saias longas. Outros costumes, no entanto, não são restritos ao Calon. A filha Jussara, de 13 anos, por exemplo, vê novela - em TV de 42 polegadas - e ouve sertanejo universitário. “Ser cigana é ser livre”, disse a menina, que como os familiares divide a rotina entre acampamento, afazeres domésticos e viagens pelo Brasil.



Extraído do site http://www.gazetadopovo.com.br/

sábado, 7 de maio de 2016


sexta-feira, 6 de maio de 2016

Prece de Abertura dos Trabalhos

Sob a graça de nosso Pai Tupã, pedimos que a irradiação do Sol de Oxalá baixe sobre os nossos Guias e nossas cabeças, possibilitando a boa direção dos trabalhos que se efetuarão neste Terreiro;

Que do Oriente, Xangô-Caô, com seus profundos e místicos ensinamentos, vele por todos nós e pelos nossos trabalhos, dando-lhes a mais absoluta firmeza e segurança;

Que o bondoso e sacrossanto coração de nossa Mãe Oxum ajude-nos a extrair do nosso íntimo, o fel dos maus instintos;

Que Iemanjá, dispondo de poderosas Forças de Purificação, permita que as suas Sagradas Águas venham lavar as impurezas dos nossos corações;

Que Xangô, do alto de sua Pedreira, nos mande a faísca dum raio luminoso, a fim de podermos tratar com serenidade a justiça, os nossos semelhantes;

Que Ogum, com a sua gloriosa espada nos proteja e nos defenda de qualquer influência perturbadora ou maléfica, fazendo o Bem predominar sempre onde quer que estejamos;

Que Oxóssi, das profundezas das Matas nos envie, conjuntamente com as suas Ervas, o Bálsamo da Consolação, tornando bem esclarecidas as nossas Mentes, na missão de bem fazer ao próximo;

A Iofá pedimos que a bondade, a paciência e o carinho de seus Velhos Africanos venham ajudar-nos a manter a Paz e Harmonia o nosso Terreiro, fazendo-nos sentir a felicidade inundar todas as almas.

Salve o Rei da Umbanda, Arcanjo Miguel!

Salve os Arcanjos Gabriel e Rafael!

Salve a Umbanda!

Permiti nosso Pai Tupã, que vem em Vosso sagrado nome, iniciemos os trabalhos espirituais que vão realizar-se neste Terreiro.

Que assim seja!


 Primado de Umbanda

sábado, 23 de abril de 2016

Patakori Ogun!


Ogum (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.


Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum.

Entre os muitos Estados conquistados por Ogun estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após libertar a cidade da tirania do rei e substituí-lo pelo seu, próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníré, ou seja, Rei de Iré.

Não é por acaso, portanto, que nas orações dedicadas a Ogun o medo fica tão evidente e a piedade é um pedido constante, pois como diz uma das suas cantigas:

Ògún pá lélé pá
Ògún pá ojaré
Ògún pá, lélé pá
Ògún pá ojaré.

Ogum mata/extingui com violência
Ogum mata/extingui com razão
Ogum mata/extingui e destrói completamente.

Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.

Ogum é um orixá importantíssimo em África e no Brasil. A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o último imolé.

Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

Em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.

Espada! Eis o braço de Ogum.






Extraído do site https://ocandomble.com


terça-feira, 8 de março de 2016


sábado, 5 de março de 2016

"QUANDO RECEBEMOS UM ENSINAMENTO,DEVEMOS RECEBER COMO UM VALIOSO PRESENTE.. E NAO COMO UMA DURA TAREFA..." - ALBERT EINSTEIN

"........TODOS NÓS, EMBORA ALGUMAS PESSOAS NÃO ACREDITEM OU NÃO CONHEÇAM SUFICIENTE SOBRE O ASSUNTO, POSSUÍMOS ALÉM DO CORPO FÍSICO, UM CORPO ESPIRITUAL E UM CORPO ENERGÉTICO..  ISTO É, COMPOSTO DE ENERGIA...O QUAL DEVEMOS CUIDAR E MANTER COM PENSAMENTOS E ATITUDES POSITIVAS...E RELEVANTES PARA ASSIM ALIMENTÁ-LO SAUDAVELMENTE E COM TOTAL CONTROLE DE QUALIDADE. AQUILO QUE ALIMENTAMOS DENTRO DO NOSSO MUNDO INTERNO, É O QUE VAMOS PROJETAR NO MUNDO EXTERNO..SENDO ASSIM, O QUE NOS FAZ TER UMA ENERGIA POSITIVA OU NEGATIVA  EMANA PRIMEIRO DE NÓS MESMOS E DEPOIS SERÁ ASSOCIADO À FATORES EXTERNOS, COMO POR EXEMPLO.. O AMBIENTE E QUE TRABALHAMOS, EM QUE VIVEMOS E TAMBÉM NO NOSSO MEIO SOCIAL... E TUDO ISSO FINALIZARÁ NO TIPO DE ENERGIA QUE IRÁ NOS ENCAPSULAR E NOS CONDUZIR...EU ADORO ISSO... ENCAPSULAR...VOCÊ QUER FICAR NUM TUBINHO DE QUÊ?? DE GLITTER?? DE PURPURINA?? DE MEL?? DE CHOCOLATE?? DE DINHEIRO??  DE PRAZER?? DE SAÚDE?? OU VOCÊ QUER UM OUTRO TIPO DE TUBINHO?? TEM PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS...DO UNIVERSO.. NO ASTRAL...VAMOS PEDIR ÀS POMBA-GIRAS QUE TRAGAM ESTE ENCANTO...QUE NOS AJUDEM A NOS TRANSFORMAR..A CEDER.. A DEIXAR...DE SERMOS TÃO TOSCOS, TÃO TEIMOSOS NO MAL SENTIDO, TÃO DESOBEDIENTES, INDISCIPLINADOS..."AH.. EU NASCI ASSIM.. VOU MORRER ASSIM...QUE QUISER QUE ME GOSTE ASSIM".. NEM VOCÊ GOSTA DE VOCÊ MESMO...SE VOCÊ NÃO SE AMA, NÃO SE ADMIRA, NÃO E ACREDITA.. COMO O PLANO ESPIRITUAL VAI FUNCIONAR?? VOCÊ MESMO SE AUTO-BOICOTA...CRIA BARREIRAS, NÃO PERMITE QUE ESSAS ENERGIAS CHEGUEM.. POR ISSO...ACONSELHAMOS A TODOS QUE OBSERVEM COM ATENÇÃO, SE AS PESSOAS COM QUE SE ABREM TEM ENERGIA POSITIVA SUFICIENTE PARA ENTENDER SEUS PONTOS DE VISTA. É IMPORTANTE TAMBÉM, GENTE.. A ORIENTAÇÃO...TEMOS QUE SER SELETIVOS...NO MUNDO, NÓS TEMOS LIVRE ARBÍTRIO...TEMOS PODER DE ESCOLHA...TEMOS INTELIGÊNCIA PARA COMPARAR, PARA SABER ESCOLHER, MESMO.. TANTO A AJUDA ESPIRITUAL.. TODAS AS FORMAS DE ORIENTAÇÃO...MESMO NA FAMÍLIA OU NAS AMIZADES...TEM PESSOAS QUE TE FAZEM REFLETIR, QUE TE COLOCAM PRA CIMA, OU TE ESTIMULAM A MUDAR...OUTROS ADORAM BOTAR LENHA NA FOGUEIRA...ADORAM AINDA APIMENTAR NO MAL SENTIDO.. MAIS TODA AQUELA SITUAÇÃO QUE JÁ ESTÁ RUIM... CONSTRANGEDORA...EM TURBULÊNCIA.. ENTÃO, TENHA CUIDADO COM QUEM VOCÊ CONVERSA, SE ABRE, PEDE ORIENTAÇÃO TAMBÉM...ANALISE.. SABEMOS QUE TENTAR ENTENDER TUDO E TODOS NÃO É TAREFA FÁCIL, MAS ACREDITAMOS QUE A MELHOR FORMA DE ERRADICAR AS ADVERSIDADES E DIVERGÊNCIAS..ENTRE AS PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS....É TENTANDO ENCONTRAR PRIMEIRO, DENTRO DE VOCÊ MESMO PACIÊNCIA, TOLERÂNCIA, COMPREENSÃO.. SE COLOQUE NO LUGAR DO OUTRO..SE ESTÁ MUITO RUIM, TUMULTUADO...NA SUA CASA, NA SUA VIDA PESSOAL, NO SEU SERVIÇO, NO SEU GRUPO ESPIRITUAL...CONTIGO MESMO...PENSE UM POUQUINHO.. NÃO DÁ PRÁ MODIFICAR O OUTRO...A GENTE SÓ CONSEGUE MODIFICAR À NÓS MESMOS...ENTÃO, PENSE..COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER, DE RECEBER, DE SER TRATADO..?? ENTÃO, COMECE A TRATAR O OUTRO ASSIM...VOCÊ VAI VER, QUE POR ENERGIA.. POR REFLEXO...AS COISAS VÃO MUDANDO...É CLARO QUE NÃO É ASSIM.. "AH.. ACABEI DE OUVIR O PROGRAMA CONHECIMENTO SUPERIOR NA RÁDIO TOQUES DE ARUANDA..ÓTIMO.. ESTOU MOTIVADO.. ESTIMULADO...VOU FAZER".. AÍ, VOCÊ JÁ QUER QUE AMANHÃ JÁ ACONTEÇA.. NÃO É ASSIM...TUDO LEVA UM CICLO...LEVA UM CICLO PARA DESTOAR E LEVA UM CICLO PARA COLOCAR EM ORDEM...MAS, HÁ ESTE ASPECTO.. QUE É DANDO QUE SE RECEBE...O IR PARA VIR...ESSA PISTA DE DUAS MÃOS...QUE É A VIDA...AQUILO QUE NÓS OFERECEMOS, NÓS RECEBEMOS...AQUILO QUE NÓS PLANTAMOS, NÓS COLHEMOS...VOCÊ QUER RECEBER SIMPATIA?? SEJA SIMPÁTICO...VOCÊ QUE SER AMADO?? SEJA AMÁVEL...VOCÊ QUER PAZ?? DÊ A PAZ.. CRIE PAZ...A PAZ É O CAMINHO...VOCÊ QUER QUE AS PESSOAS AJAM COM EDUCAÇÃO?? SEJA EDUCADO...QUER QUE FALEM BAIXO.. QUE NÃO GRITEM??.. FALE BAIXO.. MESMO QUE O OUTRO ESTEJA GRITANDO.. FALE BAIXO...DIZEM QUE QUANDO DOIS NÃO QUEREM, UM SOZINHO NÃO BRIGA...SE NÃO HÁ PÚBLICO, NÃO HÁ ESPETÁCULO...PENSE NISSO... EM QUALQUER SITUAÇÃO DIFÍCIL...DISCUSSÕES, ENFRENTAMENTOS CONSTANTES...NÃO LEVAM À SOLUÇÕES.. AO CONTRÁRIO...PIORAM O QUADRO E NÃO O MODIFICAM COMO DEVERIA SER...É EVIDENTE QUE EM ALGUMAS SITUAÇÕES, SE VOCÊ TEM PLENA CONVICÇÃO DO QUE QUER, DEVE FAZER PREVALECER O SEU PONTO DE VISTA...E ARCAR COM TODAS AS CONSEQUÊNCIAS DELE...POIS SE VOCÊ ACHA QUE REALMENTE ESTÁ COM A RAZÃO, VALE SIM CONDUZIR TUDO A SEU MODO, MAS SEMPRE COM BOM SENSO...E QUANDO QUISER SABER SE ESTÁ OU NÃO COM A RAZÃO, BASTA OLHAR DO LADO.. SE ESTIVER SOZINHO, É MELHOR ACEITAR A REALIDADE...VOCÊ NÃO ESTÁ TOTALMENTE COM A RAZÃO...DEVE ENTÃO SE PERMITIR OUVIR UMA OPINIÃO ALHEIA, NEM QUE SEJA PARA CONFRONTAR COM IDÉIAS NOVAS...LEMBRANDO QUE NOSSAS ESCOLHAS E DECISÕES..VÃO SEMPRE DE ENCONTRO À ESSÊNCIA......"
 
Trecho do programa "Conhecimento Superior" apresentado por Mãe Marcia Pinho de Yemanjá no dia 12 de Setembro de 2012

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"Aprendi a não me entristecer com pouca coisa”. - Maria Bethânia

 
 
Maria Bethania Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 18 de Junho de 1946).
 
Maria Bethania é uma cantora brasileira que tem a marca de ser a segunda artista feminina em vendagem de discos do Brasil, sendo a maior da MPB, com 26 milhões de cópias. Atende pela alcunha de Abelha-rainha por causa do primeiro verso da música que dá nome ao LP Mel de 1979.

Considerada por muitos brasileiros uma das maiores cantoras da história do Brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso.

Nascida na Bahia, é a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô). É irmã da escritora Mabel Velloso, do compositor Caetano Veloso, e tia da cantora Belô Velloso e de Jota Velloso. O nome de Maria Bethania foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, inspirado em uma canção famosa à época, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.

Tornou-se uma das principais intérpretes da música brasileira, pois alguns críticos da música a julgam como incapaz de escrever suas próprias composições. Assim como Caetano, um dos maiores cantores e compositores contemporâneos brasileiros, mundialmente conhecido.

Ela foi criada na cidade de Santo Amaro da Purificação e, por ter sido criada na religião católica com influência do candomblé, é devota de vários santos e adepta tradicional do segmento religioso africano Ketu. Cantou diversas músicas em homenagem a sua mãe de cabeça, Iansã.

 
 
 
 
Biografia extraída do site http://www.bahia.ws

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Homenagem Póstuma - Iyá Giselle Omindarewá (Mãe Giselle de Yemanjá)

Filha de franceses, a escritora e antropóloga Gisèle Cossard Binon nasceu no Marrocos, em 1924, e morreu no Rio de Janeiro, em janeiro de 2016. Casou-se com um diplomata, com quem morou oito anos na África. Foi em 1960, contudo, em uma viagem ao Brasil, que sua vida mudou. Conheceu o terreiro de Joãozinho da Gomeia, em Duque de Caxias, onde iniciou-se  no candomblé. "Em uma festa para Iansã, entrei em transe e perdi o controle de mim. Quando acordei já não era mais a embaixatriz, como Pai Joãozinho me chamava", contava a mãe de santo.

Logo em seguida, Gisèle regressou  à França. Em 1970, defendeu tese de doutorado em antropologia, na Universidade de Sorbonne, em Paris, que no Brasil ganhou o título de Awô: O Mistério dos Orixás. Neste período, separou-se do marido e ficou amiga de Pierre Verger, fotógrafo francês e pesquisador do candomblé de Bahia. Em 1972, de volta ao Rio de Janeiro, Gisèle teve como guia o pai de santo baiano Balbino Daniel de Paula, apresentado a ela por Verger.

A antropóloga vivia entre Paris e o Rio de Janeiro enfrentou a família para viver na Baixada Fluminense como mãe de santo. Em 1974, comprou uma casa em Santa Cruz da Serra, onde mantinha o terreiro Ile Axé Atara Magba. "Construí a casa com pau de eucalipto que trouxe da África. Ele é o fundamento do candomblé: tem que plantar pra ter", costumava dizer Gisèle, que venceu o preconceito no Rio por ser uma mãe de santo branca.

Aposentada do serviço público francês em 1980, Mãe Gisèle de Iemanjá iniciou centenas de filhos de santo. "Por conta do excesso de segredos do candomblé, muito de sua essência se perdeu", dizia ela, que lutou para acabar com a interdição de informações sobre a religião de matriz africana. "Infelizmente o candomblé se tornou um show, com muito luxo e etiquetas. Mas ele é uma religião do povo".

Anos antes de falecer, Gisèle apontou sua sucessora. Segundo ela, Iemanjá teria se manifestado indicando a filha de santo Akindelê, de 40 anos, criada desde pequena no terreiro, como a herdeira no comando do Ile Axé Atara Magba.

Olorum kosi pure!!


texto extraído do site http://mapadecultura.rj.gov.br

Odo Iyá Yemanjá!! Eru Iyá!! Salve Yemanjá!!

DIA DE MINHA MÃE IEMANJÁ.. SOU AGRADECIDA POR VÓS TER ME ESCOLHIDO POR SUA FILHA.  AMANHÃ, DOIS DE FEVEREIRO, É DIA DE FESTA NO MAR.

DIA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.... E TANTO IEMANJÁ COMO NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES SÃO FESTEJADAS COMO PROTETORAS DOS NAVEGANTES.  ESTÁ NO CALENDÁRIO CULTURAL DA BAHIA COMO DIA DE IEMANJÁ E FESTEJA-SE NO RIO VERMELHO.  A DEVOÇÃO TEVE INÍCIO NA IDADE MÉDIA. OS CRUZADOS INVOCARAM A PROTEÇÃO DE MARIA. HÁ TAMBÉM O SINCRETISMO COM NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, QUE TEM SINCRETISMO COM IEMANJÁ E OXUM.

É FERIADO EM ALGUMAS CIDADES E NOVAMENTE VEMOS FESTEJOS CRISTÃOS, CATÓLICOS E DO CULTO AFRO BRASILEIRO... E É UMA FESTA EM CONJUNTO DAS DUAS RELIGIÕES.. A TRADIÇÃO TERIA CHEGADO AO BRASIL NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO. O CULTO A NOSSA SENHORA DISSEMINOU-SE ENTRE OS NATIVOS, DISSEMINANDO O SURGIMENTO DE SANTUÁRIOS EM REGIÕES PESQUEIRAS.  EM PORTO ALEGRE,  A SANTA FOI ELEITA PADROEIRA DA CIDADE.  DESDE 1871,  É REALIZADO NO LAGO GUAÍBA, UMA PROCISSÃO FLUVIAL PARA NOSSA SRA DOS NAVEGANTES E IEMANJÁ. IEMANJÁ... TEM SETE NOMES.E FICOU CONHECIDA NA CANÇÃO DE MARISA MONTE: OGUNTÉ, MARABÔ, CAIALA, SOBÁ, OLOXUM, INAIÊ, JANAÍNA,. OU AS SETE QUALIDADES DE ACORDO COM CADA NAÇÃO.

OS FILHOS DE IEMANJÁ SÃO DOCES, CARINHOSOS, SENTIMENTAIS, ENÉRGICOS, TEMPERAMENTAIS, VOLUNTARIOSOS, EXIGENTES E MUITO TRABALHADORES. TEM O DESEJO DE CONSERTAR A VIDA DE TODO MUNDO, ADORAM DAR CONSELHOS E ENSINAR, NÃO ESQUECEM O QUE DE BOM E DE MAL LHE FIZERAM, MAS NÃO GUARDAM RANCORES. GOSTAM DE LUXO, JÓIAS, TECIDOS BONITOS, TEM UMA SOFISTICAÇÃO NATURAL.. NOTA-SE REQUINTE EM SEU SER, NA SUA CASA, EM SEU SERVIÇO..

GOSTARIA DE TRAZER NOVAMENTE À NOSSA CONSCIÊNCIA, PARA QUE NÓS NÃO CONTRIBUAMOS NA POLUIÇÃO DAS PRAIAS E DO MAR.. COM COPOS, GARRAFAS, ISOPORES, OU AQUELES QUE LEVAM ANIMAIS E NÃO SE PREOCUPAM COM FEZES NA AREIA, MAS QUE NÓS QUE TEMOS O DEVER DE PROTEGER A CASA DE NOSSA MAMÃE IEMANJÁ, DEVEMOS DAR O EXEMPLO. VAMOS PROCURAR COLOCAR NOSSAS OFERENDAS EM MATERIAL BIODEGRADAVEL E NÃO SUJAR AS NOSSAS PRAIAS. NAO DEIXAR GARRAFAS DE CHAMPANHE E CERVEJA NA BEIRA MAR. NÓS SABEMOS QUE O MAR CAMINHA E PUXA AS GARRAFAS PARA DENTRO DO MAR... ALGUMAS PODEM SE QUEBRAR E MACHUCAR PESSOAS, CRIANÇAS... SACOLINHAS PLÁSTICAS QUE AS VEZES VOAM E ACABAM INDO PARA O MAR E ACABAM SENDO INGERIDAS E MATAM OS PEIXES,....MATAM NOSSA FAUNA MARITIMA.. EXCESSO DE PERFUMES, BEBIDAS, ACABAM PREJUDICANDO A FAUNA MARITIMA, NÓS QUE QUEREMOS VIDA, ESTAMOS COM NOSSA OFERENDA, MATANDO O MAR. ENTÃO NUNCA USEMOS: VIDRO, LATA, ISOPOR POIS DEMORAM MUITO TEMPO PARA SE DESFAZER.. OS NOSSOS BARQUINHOS DE IEMANJA DEVEM SER SUBSTITUIDOS POR FOLHAS, PALHAS... ESPELHOS TAMBEM PREJUDICAM... SÃO PERIGOSOS.. TEMOS QUE TER UMA AÇÃO VOLUNTARIA, SE PUDERMOS.. VER O LIXO E RECOLHERMOS EM SACOS DE LIXO E JOGAR NO LIXO.  ESTAREMOS AGRADANDO DEMAIS IEMANJÁ. VAMOS SEMPRE AGRADECER... TENHO CERTEZA DE QUE SE A GENTE TIVER O HABITO DIARIO DE ANOTAR AS COISAS BOAS E BENEFICIOS E COISAS QUE FORAM EVITADAS, E DEPOIS LISTARMOS O QUE FOI NEGATIVO, A BALANÇA SEMPRE TENDERÁ PARA O BEM...

PRECISAMOS MUDAR ESTA CHAVINHA, PRECISAMOS EDUCAR NOSSA MENTE, PARA VALORIZAR MAIS O QUE ACONTECEU E MINIMIZAR AS COISAS NEGATIVAS QUE ACONTECERAM.. ENTÃO A GENTE TEM A TENDENCIA DE FALAR E TENDEMOS A COLOCAR MAIS LENHA NA FOGUEIRA. IEMANJÁ É DONA DO EQUILIBRIO...É YÁ-ORI... (DONA DAS CABEÇAS) É ELA QUE CONSENTE QUE UM DOS SEUS FILHOS PASSEM A REGER AQUELA CABEÇA. ENTÃO DEVEMOS ESTAR SEMPRE COM IEMANJÁ EM NOSSO CORAÇÃO E NA NOSSA MENTE....



Trecho do programa "Conhecimento Superior" apresentado por Mãe Marcia Pinho de Yemanjá em 01/02/2012 na Rádio Toques de Aruanda

Iemanjá ganha o poder de cuidar de todas as cabeças

Olodumaré fez o mundo e repartiu entre os orisás vários poderes, dando a cada um reino para cuidar.
A Exú deu o poder da comunicação e a posse das encruzilhadas. A Ogum o poder de forjar os utensílios para agricultura e o domínio de todos os caminhos. A Oxóssi o poder sobre a caça e a fartura. A Obaluaiyê o poder de controlar as doenças de pele. Oxumaré seria o arco-íris, embelezaria a terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos agricultores. Xangô recebeu o poder da justiça e sobre os trovões.

Oyá reinaria sobre os mortos e teria poder sobre os raios. Ewá controlaria a subida dos mortos para o orum, bem como reinaria sobre os cemitérios. Oxum seria a divindade da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e ódio. Nanã recebeu a dádiva, por sua idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de todos os mortais; nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam recebidos.

Alem disso do seu reino sairia a lama da qual Oxalá modelaria os mortais, pois Odudua já havia criado o mundo. Todo o processo de criação terminou com o poder de Osoguian que inventou a cultura material.

Para Yemanjá, Olodumare destinou os cuidados da casa de Osalá, assim como a criação dos filhos e de todos os afazeres domésticos.
Yemanjá trabalhava e reclamava de sua condição de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como escrava.

Durante muito tempo Yemanjá reclamou dessa condição e tanto falou, nos ouvidos de Osalá, que este enlouqueceu. O ori (cabeça) de Oxalá não suportou os reclamos de Yemanjá.

Oxalá ficou enfermo, Yemanjá deu-se conta do mal que fizera ao marido e, em poucos dias curou Oxalá.

Oxalá agradecido foi a Olodumare pedir para que deixasse a Iemanjá o poder de cuidar de todas as cabeças. Desde então Iemanjá recebe oferendas e é homenageada quando se faz o bori (ritual propiciatório à cabeça) e demais ritos à cabeça.



Itan extraído do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aproveite com moderação!! É Carnaval!



ESTAMOS AÍ PRA ENTRAR NO CARNAVAL. E PRÁ NÓS, RELIGIOSOS, UMA SEMANA ANTES DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS QUE DÁ INICIO À QUARESMA.

UM PERÍODO CERCADO DE MISTICISMO, APREENSÃO, MAS NÓS ACHAMOS TAMBÉM, DA MESMA FORMA QUE OS CRISTÃOS, UM PERÍODO DE SE PREPARAR PARA A PÁSCOA... PARA O RENASCIMENTO, PARA UMA VIDA NOVA...

ACHO IMPORTANTE A GENTE TER ESTES MARCOS DURANTE O ANO, E NÃO BASTA SÓ JEJUAR... É PRECISO COLOCAR EM JEJUM AQUILO QUE FAZ MAL PRÁ VOCÊ, PRÁ SUA VIDA, PRÁ SUA RODA DE DESTINO. PROPONHO FAZERMOS AFIRMAÇÕES POSITIVAS, EM PROL DO RENASCIMENTO, DA VIDA NOVA, PERIODO PÓS PASCOA, PERÍODO EM QUE TEREMOS CONDIÇÕES DE EXERCERMOS NOSSO AXÉ....

Mãe Marcia Pinho de Yemanjá


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Uma das vozes mais atuantes contra a intolerência religiosa: Pai Francelino de Shapanan

Nunca vou me esquecer do Senhor e expressar minha gratidão eterna!

À benção de seu Vodun Shapanan no dia de hoje e sempre.

Muitas saudades das alvoradas, missas, tambores e da sua presença na matéria de Toy Vodunon, das nossas reuniões, de tudo enfim.

MATINJALÓ!

À benção Pai Leonardo de Toy Doçu, gratidão por continuar seu legado e sua amizade e todos os descendentes de Pai Francelino.





Mãe Marcia Pinho de Yemanjá

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Você conhece o trabalho do A.C.E???

Resultado de imagem para cura espiritualO que é cura espiritual??  É uma forma holística de atender mais profundamente quem queira alcançar a cura espiritual em todos os setores de sua vida.

Para os seguidores da Umbanda, a doença não apresenta sempre um sintoma físico, mas é concebida como fruto de alguma força ou ação negativa produzida por um espírito ou pela própria pessoa. Pensamentos, sentimentos ou emoções, como inveja, ódio ou cobiça, podem atrair espíritos malfazejos.

Existem várias práticas de cura espiritual, entre elas o transporte, o descarrego , o passe,  dentre outras. O transporte é uma forma de tratamento na qual o médium incorpora o espírito obssessor daquele que procura o culto, livrando-o das causas que lhe provocam o mal.  Já o descarrego é o ato de purificar alguém ou algum ambiente de energias espirituais negativas. Tomar passe é receber das mãos dos médiuns em transe vibrações da entidade, as quais retiram do corpo da pessoa os males provocados por vibrações negativas.

Muitos buscam na Umbanda a cura para seus espíritos enfraquecidos nas lides diárias e muitos encontram nela uma via natural onde se religam espiritualmente com seus afins no plano astral. Este religamento acelera a evolução espiritual de tal forma, que após alguns anos, o umbandista possui uma noção muito ampla do que seja o outro lado da vida.

É, porque na Umbanda, direita e esquerda se manifestam dentro de um equilíbrio rígido pelo alto. É mais fácil é a compreensão dos umbandistas sobre as ações e reações, causas e efeitos e sobre o carma individual.

Umbanda é religião, é conhecimento, é magia e espiritualização, animados pela fé interior de cada um que resulta no que chamamos de “religião umbandista”, onde o socorro espiritual convive com o despertar da consciência para as verdades maiores.

Por isso, o verdadeiro sentido da Umbanda é acelerar a evolução espiritual e o aperfeiçoamento consciencial e religioso dos seus praticantes.

Depois de diagnosticada a causa da doença, os trabalhos se desenvolvem, promovendo-se apoio ao corpo, mente e espírito e buscando o tríplice equilíbrio, nunca dispensando os tratamentos médicos tradicionais e o apoio dos profissionais de medicina.

As entidades que atuam nos processos de cura espiritual ajudam com a energização por passes e outras intervenções e métodos, para que a recuperação seja rápida e sempre exigem que a pessoa continue visitando o médico.

O Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê promove todas às quartas-feiras, o Ambulatório de Cura Espiritual (A.C.E.) à partir das 19:00hs. Este tratamento é gratuito e aberto à todos os interessados.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Feliz Ano Novo!!!

















Vem aí um ANO NOVO.
Então, respire fundo...
Receba as novas energias...
E esteja pronto para novos pensamentos...

Afinal, este será o melhor ANO de sua VIDA.
Então deixe que o seu coração se encha de paz..
E que o amor invada sua alma...

Não espere apenas um BOM ANO. 
Abrace o Grande ANO.
Reflita sobre tudo o que passou.
Aprenda com o que viveu.
Ressignifique...
E revigore suas expectativas.

Afinal, vem aí Um NOVO ANO cheio de oportunidades.
Que ele seja afortunado... 
Que prevaleça o perdão ...
Que você sorria 366 dias, sem perder o fôlego 
E que a cooperação seja tão comum quando dormir e acordar.

E que a cada amanhecer você seja grato por estar vivo, 
E por poder recomeçar...
E assim, sinta a felicidade irradiar a sua vida...
E tenha a certeza de que neste NOVO ANO, tudo de bom, será ainda melhor!

autor: Deivison Pedroza