sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"Aprendi a não me entristecer com pouca coisa”. - Maria Bethânia

 
 
Maria Bethania Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 18 de Junho de 1946).
 
Maria Bethania é uma cantora brasileira que tem a marca de ser a segunda artista feminina em vendagem de discos do Brasil, sendo a maior da MPB, com 26 milhões de cópias. Atende pela alcunha de Abelha-rainha por causa do primeiro verso da música que dá nome ao LP Mel de 1979.

Considerada por muitos brasileiros uma das maiores cantoras da história do Brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso.

Nascida na Bahia, é a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô). É irmã da escritora Mabel Velloso, do compositor Caetano Veloso, e tia da cantora Belô Velloso e de Jota Velloso. O nome de Maria Bethania foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, inspirado em uma canção famosa à época, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.

Tornou-se uma das principais intérpretes da música brasileira, pois alguns críticos da música a julgam como incapaz de escrever suas próprias composições. Assim como Caetano, um dos maiores cantores e compositores contemporâneos brasileiros, mundialmente conhecido.

Ela foi criada na cidade de Santo Amaro da Purificação e, por ter sido criada na religião católica com influência do candomblé, é devota de vários santos e adepta tradicional do segmento religioso africano Ketu. Cantou diversas músicas em homenagem a sua mãe de cabeça, Iansã.

 
 
 
 
Biografia extraída do site http://www.bahia.ws

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Homenagem Póstuma - Iyá Giselle Omindarewá (Mãe Giselle de Yemanjá)

Filha de franceses, a escritora e antropóloga Gisèle Cossard Binon nasceu no Marrocos, em 1924, e morreu no Rio de Janeiro, em janeiro de 2016. Casou-se com um diplomata, com quem morou oito anos na África. Foi em 1960, contudo, em uma viagem ao Brasil, que sua vida mudou. Conheceu o terreiro de Joãozinho da Gomeia, em Duque de Caxias, onde iniciou-se  no candomblé. "Em uma festa para Iansã, entrei em transe e perdi o controle de mim. Quando acordei já não era mais a embaixatriz, como Pai Joãozinho me chamava", contava a mãe de santo.

Logo em seguida, Gisèle regressou  à França. Em 1970, defendeu tese de doutorado em antropologia, na Universidade de Sorbonne, em Paris, que no Brasil ganhou o título de Awô: O Mistério dos Orixás. Neste período, separou-se do marido e ficou amiga de Pierre Verger, fotógrafo francês e pesquisador do candomblé de Bahia. Em 1972, de volta ao Rio de Janeiro, Gisèle teve como guia o pai de santo baiano Balbino Daniel de Paula, apresentado a ela por Verger.

A antropóloga vivia entre Paris e o Rio de Janeiro enfrentou a família para viver na Baixada Fluminense como mãe de santo. Em 1974, comprou uma casa em Santa Cruz da Serra, onde mantinha o terreiro Ile Axé Atara Magba. "Construí a casa com pau de eucalipto que trouxe da África. Ele é o fundamento do candomblé: tem que plantar pra ter", costumava dizer Gisèle, que venceu o preconceito no Rio por ser uma mãe de santo branca.

Aposentada do serviço público francês em 1980, Mãe Gisèle de Iemanjá iniciou centenas de filhos de santo. "Por conta do excesso de segredos do candomblé, muito de sua essência se perdeu", dizia ela, que lutou para acabar com a interdição de informações sobre a religião de matriz africana. "Infelizmente o candomblé se tornou um show, com muito luxo e etiquetas. Mas ele é uma religião do povo".

Anos antes de falecer, Gisèle apontou sua sucessora. Segundo ela, Iemanjá teria se manifestado indicando a filha de santo Akindelê, de 40 anos, criada desde pequena no terreiro, como a herdeira no comando do Ile Axé Atara Magba.

Olorum kosi pure!!


texto extraído do site http://mapadecultura.rj.gov.br

Odo Iyá Yemanjá!! Eru Iyá!! Salve Yemanjá!!

DIA DE MINHA MÃE IEMANJÁ.. SOU AGRADECIDA POR VÓS TER ME ESCOLHIDO POR SUA FILHA.  AMANHÃ, DOIS DE FEVEREIRO, É DIA DE FESTA NO MAR.

DIA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.... E TANTO IEMANJÁ COMO NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES SÃO FESTEJADAS COMO PROTETORAS DOS NAVEGANTES.  ESTÁ NO CALENDÁRIO CULTURAL DA BAHIA COMO DIA DE IEMANJÁ E FESTEJA-SE NO RIO VERMELHO.  A DEVOÇÃO TEVE INÍCIO NA IDADE MÉDIA. OS CRUZADOS INVOCARAM A PROTEÇÃO DE MARIA. HÁ TAMBÉM O SINCRETISMO COM NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, QUE TEM SINCRETISMO COM IEMANJÁ E OXUM.

É FERIADO EM ALGUMAS CIDADES E NOVAMENTE VEMOS FESTEJOS CRISTÃOS, CATÓLICOS E DO CULTO AFRO BRASILEIRO... E É UMA FESTA EM CONJUNTO DAS DUAS RELIGIÕES.. A TRADIÇÃO TERIA CHEGADO AO BRASIL NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO. O CULTO A NOSSA SENHORA DISSEMINOU-SE ENTRE OS NATIVOS, DISSEMINANDO O SURGIMENTO DE SANTUÁRIOS EM REGIÕES PESQUEIRAS.  EM PORTO ALEGRE,  A SANTA FOI ELEITA PADROEIRA DA CIDADE.  DESDE 1871,  É REALIZADO NO LAGO GUAÍBA, UMA PROCISSÃO FLUVIAL PARA NOSSA SRA DOS NAVEGANTES E IEMANJÁ. IEMANJÁ... TEM SETE NOMES.E FICOU CONHECIDA NA CANÇÃO DE MARISA MONTE: OGUNTÉ, MARABÔ, CAIALA, SOBÁ, OLOXUM, INAIÊ, JANAÍNA,. OU AS SETE QUALIDADES DE ACORDO COM CADA NAÇÃO.

OS FILHOS DE IEMANJÁ SÃO DOCES, CARINHOSOS, SENTIMENTAIS, ENÉRGICOS, TEMPERAMENTAIS, VOLUNTARIOSOS, EXIGENTES E MUITO TRABALHADORES. TEM O DESEJO DE CONSERTAR A VIDA DE TODO MUNDO, ADORAM DAR CONSELHOS E ENSINAR, NÃO ESQUECEM O QUE DE BOM E DE MAL LHE FIZERAM, MAS NÃO GUARDAM RANCORES. GOSTAM DE LUXO, JÓIAS, TECIDOS BONITOS, TEM UMA SOFISTICAÇÃO NATURAL.. NOTA-SE REQUINTE EM SEU SER, NA SUA CASA, EM SEU SERVIÇO..

GOSTARIA DE TRAZER NOVAMENTE À NOSSA CONSCIÊNCIA, PARA QUE NÓS NÃO CONTRIBUAMOS NA POLUIÇÃO DAS PRAIAS E DO MAR.. COM COPOS, GARRAFAS, ISOPORES, OU AQUELES QUE LEVAM ANIMAIS E NÃO SE PREOCUPAM COM FEZES NA AREIA, MAS QUE NÓS QUE TEMOS O DEVER DE PROTEGER A CASA DE NOSSA MAMÃE IEMANJÁ, DEVEMOS DAR O EXEMPLO. VAMOS PROCURAR COLOCAR NOSSAS OFERENDAS EM MATERIAL BIODEGRADAVEL E NÃO SUJAR AS NOSSAS PRAIAS. NAO DEIXAR GARRAFAS DE CHAMPANHE E CERVEJA NA BEIRA MAR. NÓS SABEMOS QUE O MAR CAMINHA E PUXA AS GARRAFAS PARA DENTRO DO MAR... ALGUMAS PODEM SE QUEBRAR E MACHUCAR PESSOAS, CRIANÇAS... SACOLINHAS PLÁSTICAS QUE AS VEZES VOAM E ACABAM INDO PARA O MAR E ACABAM SENDO INGERIDAS E MATAM OS PEIXES,....MATAM NOSSA FAUNA MARITIMA.. EXCESSO DE PERFUMES, BEBIDAS, ACABAM PREJUDICANDO A FAUNA MARITIMA, NÓS QUE QUEREMOS VIDA, ESTAMOS COM NOSSA OFERENDA, MATANDO O MAR. ENTÃO NUNCA USEMOS: VIDRO, LATA, ISOPOR POIS DEMORAM MUITO TEMPO PARA SE DESFAZER.. OS NOSSOS BARQUINHOS DE IEMANJA DEVEM SER SUBSTITUIDOS POR FOLHAS, PALHAS... ESPELHOS TAMBEM PREJUDICAM... SÃO PERIGOSOS.. TEMOS QUE TER UMA AÇÃO VOLUNTARIA, SE PUDERMOS.. VER O LIXO E RECOLHERMOS EM SACOS DE LIXO E JOGAR NO LIXO.  ESTAREMOS AGRADANDO DEMAIS IEMANJÁ. VAMOS SEMPRE AGRADECER... TENHO CERTEZA DE QUE SE A GENTE TIVER O HABITO DIARIO DE ANOTAR AS COISAS BOAS E BENEFICIOS E COISAS QUE FORAM EVITADAS, E DEPOIS LISTARMOS O QUE FOI NEGATIVO, A BALANÇA SEMPRE TENDERÁ PARA O BEM...

PRECISAMOS MUDAR ESTA CHAVINHA, PRECISAMOS EDUCAR NOSSA MENTE, PARA VALORIZAR MAIS O QUE ACONTECEU E MINIMIZAR AS COISAS NEGATIVAS QUE ACONTECERAM.. ENTÃO A GENTE TEM A TENDENCIA DE FALAR E TENDEMOS A COLOCAR MAIS LENHA NA FOGUEIRA. IEMANJÁ É DONA DO EQUILIBRIO...É YÁ-ORI... (DONA DAS CABEÇAS) É ELA QUE CONSENTE QUE UM DOS SEUS FILHOS PASSEM A REGER AQUELA CABEÇA. ENTÃO DEVEMOS ESTAR SEMPRE COM IEMANJÁ EM NOSSO CORAÇÃO E NA NOSSA MENTE....



Trecho do programa "Conhecimento Superior" apresentado por Mãe Marcia Pinho de Yemanjá em 01/02/2012 na Rádio Toques de Aruanda

Iemanjá ganha o poder de cuidar de todas as cabeças

Olodumaré fez o mundo e repartiu entre os orisás vários poderes, dando a cada um reino para cuidar.
A Exú deu o poder da comunicação e a posse das encruzilhadas. A Ogum o poder de forjar os utensílios para agricultura e o domínio de todos os caminhos. A Oxóssi o poder sobre a caça e a fartura. A Obaluaiyê o poder de controlar as doenças de pele. Oxumaré seria o arco-íris, embelezaria a terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos agricultores. Xangô recebeu o poder da justiça e sobre os trovões.

Oyá reinaria sobre os mortos e teria poder sobre os raios. Ewá controlaria a subida dos mortos para o orum, bem como reinaria sobre os cemitérios. Oxum seria a divindade da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e ódio. Nanã recebeu a dádiva, por sua idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de todos os mortais; nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam recebidos.

Alem disso do seu reino sairia a lama da qual Oxalá modelaria os mortais, pois Odudua já havia criado o mundo. Todo o processo de criação terminou com o poder de Osoguian que inventou a cultura material.

Para Yemanjá, Olodumare destinou os cuidados da casa de Osalá, assim como a criação dos filhos e de todos os afazeres domésticos.
Yemanjá trabalhava e reclamava de sua condição de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como escrava.

Durante muito tempo Yemanjá reclamou dessa condição e tanto falou, nos ouvidos de Osalá, que este enlouqueceu. O ori (cabeça) de Oxalá não suportou os reclamos de Yemanjá.

Oxalá ficou enfermo, Yemanjá deu-se conta do mal que fizera ao marido e, em poucos dias curou Oxalá.

Oxalá agradecido foi a Olodumare pedir para que deixasse a Iemanjá o poder de cuidar de todas as cabeças. Desde então Iemanjá recebe oferendas e é homenageada quando se faz o bori (ritual propiciatório à cabeça) e demais ritos à cabeça.



Itan extraído do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aproveite com moderação!! É Carnaval!



ESTAMOS AÍ PRA ENTRAR NO CARNAVAL. E PRÁ NÓS, RELIGIOSOS, UMA SEMANA ANTES DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS QUE DÁ INICIO À QUARESMA.

UM PERÍODO CERCADO DE MISTICISMO, APREENSÃO, MAS NÓS ACHAMOS TAMBÉM, DA MESMA FORMA QUE OS CRISTÃOS, UM PERÍODO DE SE PREPARAR PARA A PÁSCOA... PARA O RENASCIMENTO, PARA UMA VIDA NOVA...

ACHO IMPORTANTE A GENTE TER ESTES MARCOS DURANTE O ANO, E NÃO BASTA SÓ JEJUAR... É PRECISO COLOCAR EM JEJUM AQUILO QUE FAZ MAL PRÁ VOCÊ, PRÁ SUA VIDA, PRÁ SUA RODA DE DESTINO. PROPONHO FAZERMOS AFIRMAÇÕES POSITIVAS, EM PROL DO RENASCIMENTO, DA VIDA NOVA, PERIODO PÓS PASCOA, PERÍODO EM QUE TEREMOS CONDIÇÕES DE EXERCERMOS NOSSO AXÉ....

Mãe Marcia Pinho de Yemanjá