sábado, 31 de outubro de 2009

II CONGRESSO DA UMBANDA DO SÉCULO XXI NA FTU nos dias 13/14/15 de Novembro

Mãe Márcia, participou do II Congresso de Umbanda do Século XXI, que ofereceu a oportunidade de inúmeros umbandistas, pesquisadores, autores reunirem-se para explorar conceitos, questionar teses e articular novos saberes em volta do tema:
"Do Sincretismo à Convergência"
Assim, mais uma vez a FTU realizou a comunicação efetiva entre os saberes Acadêmico e Religioso.
Essa iniciativa aproximou simbolicamente as culturas espirituais diferentes na forma, mas não na essência, oferecendo visões profundas da Umbanda, dos Cultos Afro-brasileiros com questões essenciais.
Umbanda, Candomblé, Tambor de Mina, Catimbó-Jurema, Toré, Xambá, Terecô, Batuque, Omolocô e várias outras tradições espirituais fizeram parte do universo religioso brasileiro explorado, debatido e questionado no Congresso, proporcionando vínculos e afinidades para o fortalecimento das identidades coletivas.

Mãe Marcia Pinho - Presidente Nacional do CONSUB, Professor Luiz Assunção - Antropólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mãe Nazaré Doria - Coordenadora do CONSUB São Paulo,


Pai Rivas - Reitor da FTU e Conselheiro do CONSUB, Mãe Marcia Pinho - Presidente Nacional do CONSUB, Professor Luiz Assunção - Antropólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mãe Nazaré Doria - Coordenadora do CONSUB São Paulo


Palestrante Luis Assunção que falou sobre: O Reino da Jurema e a Pesquisa Etnográfica

Um comentário:

  1. Grande passo para a UMBANDA, o II Congresso de Umbanda.....
    Grande para chegar ao conhecimentodas pessoas que querem Umbanda, mas, como não conhecem, preferem "malhar" , sem saber exatamente o que estão fazendo! Que alegria, ver a NOSSA UMBANDA, subir onde sempre deveria estar. Que êsse Congresso, sirva de mais um "INSTRUMENTO", para elevar, e levar a UMBANDA, ao seu devido lugar.
    Aranauan! Saravá!

    ResponderExcluir