segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

6 anos sem Pai Francelino...



Há exatamente 6 anos atrás, retornava ao Orum o erudito, militante e grande defensor das causas do povo do Axé : Sacerdote Toy Vodunnon Francelino de Shapannan.

Líder nato e defensor das causas das religiões de matriz africana, Pai Francelino deixa saudades pelas suas lições de ética, pelos exemplos de respeito entre os pares e para com os mais velhos.  Destacou-se pela busca incessante em construir a cidadania e a imagem pública dos seguidores das religiões de matriz indígena-africana (Umbanda, Candomblé, Tambor de Mina, Almas de Angola, Catimbó, Xambá, etc...).

Nossa singela homenagem se traduz na forma de uma mensagem que Pai Francelino deixou às novas lideranças e aos jovens que se esforçam pela religião:

"Em primeiro lugar, que sejam perseverantes, nunca começar uma coisa hoje e amanhã por qualquer motivo parar. Temos sempre que acreditar no que fazemos e dar continuidade, ir até o final.

Em segundo lugar, fazer as coisas sempre bem feitas, da melhor maneira possível. Outra coisa muito importante é aprender muito cedo a ouvir. Nós não podemos ser nem muito humildes nem muito vaidosos.

Temos que aprender a dosar, humildade demais atrapalha. Nós temos que ter certeza de nossos pontos de vista, certeza no que fazemos, mas sempre aprendendo a ouvir. Também temos que saber conciliar o que é novo com o antigo, pois dessa mistura sempre sai algo bom.


Sempre se aprende com os mais velhos e sempre se aprende com os mais novos. Os mais novos têm pressa e querem tudo para hoje, acham que tudo pode. Os mais experientes são mais cautelosos em algumas coisas. Na minha opinião, os jovens precisam pensar: - É isso o que eu quero? É essa a minha verdadeira fé? É essa a minha religião? Porque depois de defender, lutar e daqui a 20 anos dizer: - Eu não sou mais disso... É muito triste. Quando você faz uma opção e ela foi pesada e vivida.. ela é válida.

Antes de se fazer qualquer coisa tornar realidade é preciso pensar bastante. Os efeitos virão com o tempo. Só podemos falar daquilo que vivemos, se não vivemos não temos experiência. Hoje nós aprendemos que existem várias lideranças e que estamos comprometivos a somar com elas, em abraçá-las e aplaudi-las.

Quando nós aplaudimos os outros, certamente seremos aplaudidos..."


Entrevista concedida por Pai Francelino de Shapannan à Mãe Liliana de Oxum (Conselheira Religiosa do Intecab) em Outubro de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário