segunda-feira, 26 de maio de 2014

"O galo pode cantar quanto quiser, mas nunca porá ovos" - provérbio cigano

O CIGANO JACÓ E O NAZARENO

 
Jacó era um ferreiro cigano e passava por Jerusalém no tempo de Jesus. Sua comitiva estava parada perto da cidade santa, quando o Mestre foi preso e julgado.
 
Os romanos preparavam o suplício e precisavam de gente para trabalhar. Nenhum carpinteiro ou ferreiro judeu, quis fazer a cruz ou fundir os cravos de ferro.
 
Daí, que os carrascos romanos obrigaram Jacó, sob ameaça da espada, a fazer os três cravos da crucificação, dois para as mãos e um para os pés. Jacó sabia que Jesus era um justo, por isso amaldiçoou os romanos, predizendo a destruição de Roma por sua ganância e violência.
 
Os algozes também obrigaram ele a pregar o Mestre no madeiro. Ele fez isto chorando e pedindo ao Mestre perdão. O nazareno, envolto na dor, disse ao cigano que não se preocupasse, pois o seu povo era nobre e fiel.
 
Disse também que seriam todos agraciados, pela presença de uma virgem que viria do mar. Desde então, os ciganos passaram a esperar pela virgem e caminhar por todo o canto do Oriente e do Ocidente.
 
Até que um dia, apareceu Santa Sara, a virgem negra. Era o dia 25 do mês de maio. Por isso, os ciganos são devotos de dois santos: a prometida Santa Sara e São Jorge, o patrono dos ferreiros. Extraído do blog Arte Cigana (http://artecigana.no.comunidades.net)
 
Esta semana uniremos as forças de Santa Sara Kali e São  Jorge Guerreiro com a última semana e encerramento do Festival Cigano no Grupo  Umbandista Cristão Yonuaruê, que se iniciou no último dia 10 de Maio.
 
Que com as bençãos desta Lua Nova de Maio, o Cigano Jorge que está no comando esta semana, corte definitivamente todos os atrapalhos do caminho e nos traga sucesso nas 7 estradas da vida, com muita saúde, alegria e realizações!
 
Fique em Paz!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário