segunda-feira, 7 de julho de 2014

II Seminário Resignificando Exu - Novembro 2014

As antigas tradições Umbandistas possuíam práticas que deturparam a importância da linha da esquerda e deixaram no inconsciente coletivo dos médiuns, uma série de tabús nas giras e costumes, quando tratamos das entidades que representam esta linha.

Exu sempre esteve associado ao Diabo, Lucifer, etc... Criou-se a ideia de que se existe uma linha que representa o bem e que tem que existir uma linha que esteja ligada ao mal.
 
Temos o entendimento que errado é quem vai pedir o mal para Exu e nós, enquanto médiuns conscientes, acabamos sendo condizentes quando aceitamos potencializar este pedido. 
 
Dentro ainda desta temática,  é sensível a falta de bom senso existente na entrega das oferendas à entidades da linha da esquerda, que atualmente é feita em qualquer local, qualquer encruzilhada, qualquer praça...
 
Cientes da recomendação que os antigos nos deixaram, quanto à encruzilhadas, portões de cemitério, etc..., passados através da oralidade no repasse de conhecimentos, é imprescindível buscarmos alternativas para adequar esta ritualística à nossa realidade urbana.
 
Resignificarmos a maneira de expressarmos as tradições e rituais umbandistas nos blogs, sites e comentários em redes sociais, é peça fundamental para que a sociedade compreenda a importância de louvarmos a entidades da linha da esquerda. É importante a conscientização de todos quanto à evitar a exposição de conhecimentos e rituais da religião, em qualquer tipo de mídia ou veículo de comunicação, sem o devido embasamento.
 
A Federação Ycaraí e o Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê vêm se reunindo desde o mês de Março, preparando o II Seminário: Resignificando Exu. É nossa oportunidade de expormos nosso ponto de vista sobre as questões ligadas à Exu, Pomba Gira, Exu Mirim e Pomba Gira Mirim, desmistificando a imagem negativa que eles ainda carregam. 
 
No próximo sábado dia 12 de Julho, à partir das 10:00hs, teremos mais um encontro na sede da Federação Ycaraí/Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê, aonde voltaremos a discutir este polêmico mas importante assunto. Este encontro é aberto à todos os interessados.
 
Contamos com sua presença e participação!!
 
 
 
 
Laroyê Exu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário