sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O que significa a Quaresma para os cristãos??




A cruz marcada com cinzas na testa é para lembrar da pequenez do homem diante de Deus e da fé. E foi em busca dessa experiência que a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi procurada por fiéis ontem nas missas da Quarta-feira de Cinzas. Grande parte dos bancos da igreja estava ocupada quando, ao meio-dia, teve início a primeira celebração do dia.

Para os cristãos, a data marca o começo do período da Quaresma, que finda com a chegada da Páscoa, 40 dias depois. Durante a celebração na catedral, padre Clairton Alexandrino explicou que, “depois dos excessos do Carnaval, entramos no tempo de preparação para a grande festa da Páscoa, comemoração do grande mistério da morte e ressurreição de Jesus”. Nestes 40 dias, a preparação acontece por meio da oração, do jejum e da esmola, indicou o padre.

A Quaresma seria, assim, momento propício para aproximação ou reencontro com Deus. Para o sacerdote, é o “momento de dedicar mais tempo para a conversa com Deus, abrirmos nosso coração para uma relação de mais amizade com Ele”. Além da oração, o jejum costuma marcar o comportamento de parte dos fiéis. No entanto, ele deve ultrapassar o sentido de abstinência de alimentos ou hábitos e fazer o fiel se “abster de tudo aquilo que cria obstáculos para a relação com Deus e com o outro”, indicou o padre.

Margarida Barbosa, 71, foi pela primeira vez a uma Missa das Cinzas na catedral e explicou que a Quaresma é um tempo de reflexão e trabalho na comunidade da qual faz parte, na Paróquia de São Pio X, no bairro Panamericano.

Assim, se a Quaresma relembra o reencontro com Deus e com o outro, deveria ser aprendizado para todos os dias, ultrapassando a barreira temporal dos 40 dias e transformando as relações consigo, com a fé e com os outros.


texto extraído do site http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário