terça-feira, 23 de outubro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É CONGADA??

"A congada se constitui em sua essência pela espiritualidade advinda de religiões africanas, como os candomblés e a umbanda. Até os instrumentos usados pelos congos também são comuns ao candomblé e à umbanda, sendo todos basicamente instrumentos de percussão.
Surgida no Brasil com a vinda forçada de povos africanos de origem banto, oriundos das regiões do Congo (daí o nome congada), Moçambique, Angola, entre outras, a congada é uma manifestação característica da cultura afro-brasileira, que encontrou no sincretismo religioso um meio de resistir ao domínio e à imposição etnocêntrica dos valores culturais e religiosos do homem branco. Com expressões como a congada, os povos negros africanos sustentaram sua fé e sua cultura com a manutenção de seus rituais religiosos e culturais...." (trecho do livro DA SENZALA À CAPELA, de Tomaz Laycer).
Se você quer conhecer um pouco mais sobre Congada, aprender noções de canto e dança afro, esteja conosco no dia 27 de Outubro (sábado) das 17:00hs às 20:00hs, participando do 2º ensaio da CONGADA DO TUIM, que estará se apresentando em 06 de Abril de 2013, durante os festejos do 21º aniversário do Grupo Yonuaruê e 57º aniversário de fundação da Federação Organização Ycaraí.
Maiores informações (011) 5058.7110 (loja Reino das Pérolas) ou através do email marcia.pinho@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário